Gaudium news > Serviço informativo dos Bispos dos EUA destaca importância do canto gregoriano na Liturgia

Serviço informativo dos Bispos dos EUA destaca importância do canto gregoriano na Liturgia

Estados Unidos – Washington (Sexta-feira, 22-12-2017, Gaudium Press) O serviço informativo da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos, ‘Catholic News Service’, publicou esta semana uma série de vídeos em sua conta oficial no Youtube sobre a história e importância do canto gregoriano na vida da Igreja. A série foi destacada como “excelente e útil” pela plataforma católica ‘New Liturgical Movement’.

Serviço informativo dos Bispos dos EUA destaca importância do canto gregoriano na Liturgia.jpg

“Ao canto gregoriano poderia se chamar de poesia em música”, indicou em um dos vídeos Thomas Stehle, Diretor de Ministérios Musicais da Catedral de São Mateus em Washington. “É muito simples em alguns trechos mas complexo outras vezes”. O documentário destaca a maneira como o canto litúrgico envolve não apenas os coros mas de maneira particular ao sacerdote celebrante e como o canto gregoriano está feito para preservar o texto sagrado das orações e elevá-lo sem modificá-lo, agregando-lhe uma rica variedade de melodias.

Um dos vídeos descreve a experiência de uma paróquia, São João o Amado, localizada em McLean, Virginia. A comunidade paroquial assumiu o compromisso de empregar o canto gregoriano como a música que deve acompanhar todas suas Missas, um feito notável por sua audácia e resultados. A paróquia conseguiu estabelecer quatro coros distintos e introduziu o ensino da música sacra no programa da escola católica, envolvendo aos estudantes no propósito de dar maior dignidade à Liturgia.

Os vídeos abordam temas como “o canto gregoriano como voz da Igreja”, “a forma como o canto litúrgico eleva o culto divino” e “as origens do canto gregoriano”. Além disso, a série compartilha a experiência da paróquia de São João, a reanimação do interesse no canto litúrgico, a participação das mulheres no canto gregoriano, o ensino da música sacra nos Seminários, assim como um panorama da música litúrgica para o futuro. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas