Gaudium news > Renovação da família é o centro da Mensagem de Natal do Bispo de Macau

Renovação da família é o centro da Mensagem de Natal do Bispo de Macau

Macau – China (Quarta-feira, 27-12-2017, Gaudium Press) Na Mensagem de Natal deste ano, o Bispo de Macau, na China, Dom Etephen Lee, fazendo abundantes citações de textos pontifícios, enfatiza o cuidado e atenção para com a família e juventude, muito necessários para nossos dias.

27-12 Renovação da família é o centro da Mensagem de Natal do Bispo de Macau Stephen.jpg

Convite do Bispo

Dom Stephen Lee faz, logo no início de sua Mensagem, um convite-alerta:

“É preciso cuidar da juventude, das preocupações e das feridas da juventude”.
E a justificativa que ele oferece é porque “o mundo está em mudança, importa defender a integridade da família”.

Um dos caminhos que o Bispo aponta é o culto da memória: Uma família sem memória, que não recorda, não tem futuro nem tem sentido. Para ele, “As histórias dos idosos fazem muito bem às crianças e aos jovens, porque os ligam à história vivida tanto pela família como pela vizinhança e o país”.

“Uma família que recorda é uma família com futuro”, escreve ele, citando a Exortação Apostólica pós-sinodal Amoris Lætitia, que trata do amor na família.

Aos jovens: o que dar, o que evitar

Dom Lee afirma, ao falar das atenções na educação, que é também importante evitar um paternalismo sobre os mais jovens.

Citando o Papa Francisco, ele escreve que “a obsessão pelo controle não reforça a maturidade dos mais novos”. Pelo contrário, só os prejudica e lhes retira autonomia.

Para o Bispo, “o que interessa acima de tudo é gerar no filho, com muito amor, processos de cultivo da autêntica autonomia. Só assim este filho terá em si mesmo os elementos de que precisa para saber defender-se”.

Onde está o filho

Para justificar-se, Dom Stephen prossegue: “a grande questão não é onde está fisicamente o filho, mas onde se encontra em sentido existencial, onde está posicionado do ponto de vista das suas convicções”.

O prelado segue depois com uma outra citação do Papa: a ‘Carta aos Jovens’, publicada ainda neste ano dirigindo um desafio a eles:

“Se vós quereis mudar o mundo, começai a partir da vossa própria vida, da vossa própria família”, escreve o prelado.  “Vós preocupais-vos em saber se os membros da vossa família estão felizes hoje? Encontrais tempo para estar com eles?

Da mesma forma, os pais devem investir tempo nos seus filhos […] Eu acredito que um bom exemplo ajuda os jovens a mudar os seus valores e a adquirir um comportamento mais sólido e estável”.

Exortação final

E daqui a exortação final à Igreja de Macau – grupos, diocese, incluindo paróquias, comissões, associações, Centros Pastorais, Ordens Religiosas e Congregações:

Que, “nas atividades pastorais, organizem debates e encontros sobre a comunhão e a reconciliação. ” (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas