Gaudium news > Diocese de Santo André (SP) festeja ordenação de cinco diáconos transitórios

Diocese de Santo André (SP) festeja ordenação de cinco diáconos transitórios

Santo André – São Paulo (Quarta-feira, 27-12-2017, Gaudium Press) A Diocese de Santo André, em São Paulo, celebrou no último sábado, 23 de dezembro, a ordenação de cinco novos diáconos transitórios.

Diocese de Santo André (SP) festeja ordenação de cinco diáconos transitórios.png

Os candidatos ao diaconato Cláudio Pereira Santos, José Aparecido de Sousa, Marcos Vinicius Wanderlei da Silva, Rudnei Sertorio e Vinícius Ferreira Afonso participaram do Rito de Profissão de Fé, antes da Missa de Ordenação Diaconal presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, na Basílica Menor Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, no centro de São Bernardo do Campo.

“Quantas pessoas ajudaram para que este dia chegasse?”, indagou Dom Pedro. “Peço uma salva de palmas para os formadores. Hoje ao adentrar aqui, fiquei emocionado em ver os leigos que atuam com tanta alegria e dedicação nas pastorais da nossa Igreja. E vocês leigos, peço também uma salva de palmas”, continuou.

Sobre a missão dos escolhidos, o bispo lembrou que naquele dia nasciam mais cinco diáconos “que a seu tempo serão sacerdotes da Diocese de Santo André”. “Na passagem do Evangelho recordamos a escolha de sete homens justos para servir, numa demonstração da preocupação da Igreja com o trabalho com os pobres. É daí que tiramos a inspiração para fazer surgir em breve o Vicariato dos Pobres. Lembremos de que diácono é igual a serviço. Jesus nos mostra este caminho. O servo Jesus Cristo que vive no seio da Igreja”.

“Ele nos ensina que amar é servir. Só prova que ama, quando somos servidor do próximo. Não é importante sentar a direita ou a esquerda do Senhor. O importante é o ato de servir o irmão, e o irmão mais necessitados. Aos cinco escolhidos por Deus, digo que vocês serão sempre diáconos. Serão sempre servidores. Como diáconos, como sacerdotes, nossa missão primeira é o serviço”, acrescentou Dom Cipollini.

Em nome dos cinco novos diáconos de Santo André, Vinicius Afonso expressou que “a Eucaristia vale muito mais do que qualquer agradecimento”.

“Mas dediquemos um tempo para dizer um muito obrigado a Deus por ter destinado a cinco de seus filhos a possibilidade de vivenciar o rito da ordenação diaconal na manhã deste sábado. O passo de hoje é um dom de Deus, e não uma conquista de cada um de nós. Não somos merecedores, mas que como filhos amados, fomos escolhidos para esta missão”, destacou.

Vinícius concluiu seu discurso dizendo: “uma palavra de carinho para a nossa família, aos amigos dos mais diferentes locais, aos nossos professores, aos colegas de classe, aos funcionários da Mitra, das Casas de Formação, das paróquias, aos membros das comunidades. Ao bispo emérito Dom Nelson que nos acolheu. A Dom Pedro pelo olhar e acompanhamento de pai, ao clero e religiosos. Aos amigos seminaristas, a todos que ajudaram a organizar esta celebração, ao pessoal da Basílica Menor. Um muito obrigado e tenham a certeza de que queremos ser instrumentos de Deus para tornarmos visível o Reino de Deus”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Diocese de Santo André

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas