Gaudium news > Em prefácio de livro, Bento XVI elogia ação do Cardeal Müller

Em prefácio de livro, Bento XVI elogia ação do Cardeal Müller

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 27-12-2017, Gaudium Press) “Um sacerdote -e certamente um bispo e um cardeal- nunca simplesmente se aposenta”. A frase foi escrita pelo Papa Emérito Bento XVI e é endereçada ao prefeito emérito da Congregação para a Doutrina da Fé, o Cardeal Gerhard Ludwig Müller.
As palavras de Bento XVI fazem parte de uma saudação que abre o livro “O Deus Trino. Fé cristã na era secular”, do cardeal emérito.

27-12-2017Em prefácio de livro, Bento XVI elogia ação do Cardeal Müller.jpg

O Livro

“O Deus Trino. Fé cristã na era secular” trata-se de um volume do livro editado pela Editora Herder que foi publicado em alemão por ocasião do septuagésimo aniversário de Müller em 31 de dezembro de 2017, e por ocasião do 40º aniversário de sua ordenação sacerdotal.

No texto, de quase 700 páginas, há, entre outras, as contribuições dos cardeais Reinhard Marx, Angelo Scola e Kurt Koch, dos arcebispos Rino Fisichella e Bruno Forte, e do sucessor de Müller, Dom Luis Ladaria.

“servir publicamente a fé”

Bento XVI recorda que foi Paulo VI quem desejou que um alto cargo no Vaticano fosse designado apenas por cinco anos, mas mesmo sem um particular encargo o cardeal Müller continuará a “servir publicamente a fé” como sacerdote e como teólogo, afirma o Papa Emérito.

Ratzinger elogia o papel que ambos desempenharam, o de prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé: um papel em que a sabedoria não é dada apenas pela competência na matéria, mas também pelo reconhecimento do limite desse conhecimento teológico.
E Müller passou seus anos em Roma apenas procurando fazer isso.

Bento XVI conclui sua saudação afirmando:
“Defendeu as claras tradições da fé, mas no espírito do Papa Francisco procurou entender como podem ser vividas hoje”. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas