Gaudium news > Solenidade da Imaculada Conceição é declarada festividade civil nas Filipinas

Solenidade da Imaculada Conceição é declarada festividade civil nas Filipinas

Filipinas – Manila (Quarta-feira, 03-01-2018, Gaudium Press) O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, assinou no dia 28 de dezembro a Lei da República número 10966, uma norma que “declara o dia 08 de dezembro de cada ano como uma festividade em todo o país para comemorar a Festa da Imaculada Conceição de Maria”. A lei beneficia aos 103 milhões de católicos do país, que representam 80 por cento da povoação.

Solenidade da Imaculada Conceição é declarada festividade civil nas Filipinas.jpg

Apesar de não prevenir que algumas companhias trabalhem no dia festivo e nem classificar como uma festividade remunerada, a medida faz com que os empregados recebam ao menos uma retribuição econômica 30 por cento maior se forem trabalhar. Até o presente momento, algumas empresas e numerosas escolas concediam o dia livre para que os fiéis pudessem cumprir seus deveres religiosos.

“A medida do presidente é um justo reconhecimento à Santíssima Virgem, nossa patrona”, indicou à AsiaNews Ramon F. Santiago, membro do movimento leigo Casais para Cristo. “Esta decisão devia ter sido tomada há muito tempo. Se celebramos a festa dos mortos e o dia do herói como festa nacional, por que não devemos fazer o mesmo com a solenidade da Imaculada Conceição”, comentou por sua parte Slym Villegas. “É justo que agora seja uma festa nacional. É nosso modo de dar graças à Nossa Senhora, e de venerá-la”.

A solenidade da Imaculada Conceição inspira numerosas celebrações e festividades ao longo do mundo, como a Noite das Velinhas da Colômbia (celebrada em sua véspera), a “queima do diabo” em honra da Santíssima Virgem na Guatemala, a “Gritaria” de León, Nicarágua, onde os habitantes visitam os altares elaborados por seus vizinhos e se saúdam assim: “o que causa tanta alegria? A Conceição de Maria!”. A Imaculada Conceição é uma das festas de preceito da Igreja Católica em muitos países e sua devoção é especialmente marcada nos países de herança cultural hispânica. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas