Gaudium news > Ano Jubilar da Cruz de Caravaca é encerrado na Espanha

Ano Jubilar da Cruz de Caravaca é encerrado na Espanha

Espanha – Madri (Quarta-feira, 10-01-2018, Gaudium Press) Na última segunda-feira, 08 de janeiro, foi encerrado o Ano Jubilar da Cruz de Caravaca, na Espanha. A Missa de encerramento foi presidida na Basílica Santuário da Vera Cruz, pelo presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE) e Arcebispo de Valladolid, Cardeal Ricardo Blázquez.

Ano Jubilar da Cruz de Caravaca é encerrado na Espanha.jpg

A Cruz de Caravaca, também conhecida como Vera Cruz, é um fragmento do madeiro no qual Jesus morreu, sendo uma das relíquias pela qual os fiéis mais demonstram devoção.

Em sua homilia, o purpurado indicou que “o Lignum Crucis (lenho da Cruz) é, para todos os caravaquenhos e para toda a Diocese, o sinal mais excelente do amor misericordioso de Deus, que nos convocou a uma verdadeira tarefa evangelizadora”.

O Cardeal explicou que a morte na Cruz, que naquela época era “o suplício mais infame e cruel”, se tornou depois “uma cruz gloriosa” diante da qual se prostram os fiéis. Um símbolo “pelo qual se entregou a nós voluntariamente aceitando o suplício da Cruz”.

Exatamente por este motivo afirmou que o Ano Jubilar da Cruz de Caravaca foi “uma oportunidade para acolhermos a misericórdia inesgotável de Deus”, tratando-se de “uma meta de peregrinações, onde os cristãos, com bom instinto evangélico, buscam o Senhor crucificado e são estimulados ao seu seguimento”.

“Para a glória e exaltação de Nosso Senhor Jesus Cristo; para testemunho do amor misericordioso de Deus pela humanidade; para aumento da Fé e da vida cristã no povo fiel; declaramos encerrado e damos graças a Deus pela celebração do terceiro Ano Jubilar Perpétuo na Basílica Santuário da Santíssima e Vera Cruz de Caravaca”, concluiu.

Concedido por São João Paulo II em 1998, o Ano Jubilar da Cruz de Caravaca é celebrado a cada sete anos.

Cerca de 14 mil credenciais do peregrino, também conhecidas como “caravaquensis”, foram expedidas durante o Ano Jubilar. De acordo com o presidente da Região de Murcia, Espanha, Fernando López Miras, este Ano Jubilar da Cruz de Caravaca teve o triplo de peregrinos em relação à sua edição anterior em 2010. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas