Gaudium news > Jornada Missionária Salesiana é dedicada à evangelização na Ásia

Jornada Missionária Salesiana é dedicada à evangelização na Ásia

Itália – Roma (Quarta-feira, 10-01-2018, Gaudium Press) Inspirado no primeiro anúncio e a formação profissional na Ásia, foi apresentado em Roma o tema da Jornada Missionária Salesiana 2018: “Sussurrando o Evangelho”, que identificará este momento especial divulgado por ocasião da Solenidade da Epifania do Senhor. Tal tema será recordado durante todo o ano e se celebrará especialmente no dia 11 de novembro, quando se comemora a primeira expedição missionária salesiana, ocorrida em 1875.

Jornada Missionária Salesiana é dedicada à evangelização na Ásia.jpg

A Congregação convida a celebrar a Jornada Missionária Salesiana (GMS, por sua sigla em italiano) no dia 11 de novembro, dia no qual se recorda a partida da Primeira Expedição Missionária, mas convida as Inspetorias do mundo salesiano a celebrar em datas que convenha para a atividade pastoral, indica comunicado da Congregação, de acordo com a agência ANS.

Em união com a apresentação do tema da jornada, também foi revelado o cartaz, que tem como eixo central a nova Cruz Missionária Salesiana, a qual fala “que os missionários Salesianos de Dom Bosco e a família Salesiana estão chamados a serem missionários dos jovens, e que seus corações estão moldados segundo o Bom Pastor, fonte de alegria, de Fé, de esperança e de Amor”, explica ANS.

Da Cruz destaca-se o lema que marcou a vida de São João Bosco “Da mihi animas, caetera tolle”, citação do Antigo Testamento que significa “Dai-me almas, leve o resto”.

No cartaz, também há uma alusão ao continente asiático, como expõem a ANS: “Na Ásia existem jovens de diferentes origens culturais, religiosas e econômicas, e os Salesianos com paciência, gentileza e doçura são chamados a acompanhá-los e instruí-los na formação ao trabalho, para que cresçam como cidadãos honestos e como bons cristãos que contribuam para a sociedade que experimenta a verdadeira alegria, nesta vida e no futuro”.

Não pode faltar Dom Bosco, que aparece junto de um mapa-mundi para evocar os sonhos que ele teve de percorrer o mundo levando o Evangelho.

A Jornada Missionária Salesiana tem por finalidade divulgar entre a Família de São João Bosco o empenho missionário da Congregação nos cinco continentes, e assim oferecer novas perspectivas para a atividade missionária.

Desta forma, procura-se incentivar para que o zelo pela evangelização dos jovens continue, e se reviva o espírito missionário com o qual nasceu a Congregação Salesiana.

De 2015 a 2020, a Jornada será focada no primeiro anúncio, dando-lhe a cada ano um foco especial, como no caso de 2018, focado na Ásia. Em 2016, a iniciativa missionária se concentrou na Oceania e em 2017 no continente americano. Em 2015 foi a celebração do Bicentenário de nascimento de São João Bosco.

A Jornada Missionária Salesiana é “a expressão e o motor do espírito missionário das comunidades educativas e pastorais salesianas em todo o mundo”, segundo explica o Dicastério para as Missões Salesianas, que é citado pela ANS. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas