Gaudium news > Conferência de Bispos Católicos dos EUA destaca a importância do canto gregoriano

Conferência de Bispos Católicos dos EUA destaca a importância do canto gregoriano

Estados Unidos – Washington (Quinta-feira, 11-01-2018, Gaudium Press) Uma série de vídeos sobre a história e o canto gregoriano na vida da Igreja foram publicados pela ‘Catholic News Service’, órgão informativo oficial da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos, em sua conta no Youtube.

Conferência de Bispos Católicos dos EUA destaca a importância do canto gregoriano.png

O documentário destaca a maneira como o canto litúrgico envolve não apenas os coros mas de maneira particular ao sacerdote celebrante e como o canto gregoriano está feito para preservar o texto sagrado das orações e elevá-lo sem modificá-lo, acrescentando-lhe uma rica variedade de melodias.

A plataforma católica ‘New Liturgical Movement’ destacou a série como “excelente e útil”. Já Thomas Stehle, diretor de Ministérios Musicais da Catedral de São Mateus em Washington, comentou em um dos vídeos que “o canto gregoriano poderia ser chamado poesia em música”.

Dentre os vídeos há um que conta a experiência da paróquia São João o Amado, localizada em McLean, no Estado de Virginia. Essa comunidade se comprometeu a empregar o canto gregoriano como a música que deve acompanhar todas suas Missas. Para isso a paróquia formou quatro coros e introduziu no programa da escola católica o ensino da música sacra, envolvendo desta forma os estudantes no propósito de dar maior dignidade à Liturgia.

Alguns dos temas abordados nos vídeos são: o canto gregoriano como voz da Igreja; a forma como o canto litúrgico eleva o culto divino; as origens do canto gregoriano; o ensinamento da música sacra nos Seminários; um panorama da música litúrgica no futuro; entre outros. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas