Gaudium news > Papa inicia viagem ao Chile e Peru

Papa inicia viagem ao Chile e Peru

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 15-01-2017, Gaudium Press) Teve início hoje a 22ª viagem internacional do Papa Francisco. A viagem deve ir do dia 15 até o dia 22 de janeiro quando o Papa percorrerá mais de 30 mil quilômetros visitando seis cidades do Chile e do Peru.,

15-01Papa inicia viagem ao Chile e Peru.jpg

Esta será a quarta vez que o Francisco visita a América Latina.

A aeronave que transposta o Pontífice deve chegar ao Aeroporto Internacional de Santiago do Chile por volta das 20h10 locais.

Mensagem

Antes de viajar, na última semana, o Papa enviou uma mensagem divulgada pelo Vaticano às populações do Chile e Peru.

Francisco começa saudando  “afetuosamente” os povos dos dois países, apresentando-se como “peregrino da alegria do Evangelho”, para partilhar com todos a “paz do Senhor” e a esperança.

“Desejo encontrar-me convosco, olhar-vos nos olhos, ver os vossos rostos e, entre todos, sentir a proximidade de Deus, a sua ternura e misericórdia que nos abraça e consola”, afirma.

Francisco ressalta a importância da misericórdia e da “proximidade de Deus”, recordando que “[Isso] faz-nos comunidade viva, capaz de comover-se com quem está ao nosso lado e dar passos firmes de amizade e fraternidade. Somos Irmãos que saem ao encontro dos outros, para confirmar-nos numa mesma fé e esperança”.

Em sua breve mensagem o Papa lembra a história dos dois países e afirma dar “graças a Deus pela fé, o amor a Deus e aos irmãos mais necessitados”, nestas nações que, assim, contraria a cultura do “descarte”.

Programação cheia

Na terça-feira, logo pela manhã o Papa deve manter um encontro com autoridades civis no Palácio Presidencial de La Moneda. E logo após Francisco faz uma visita de cortesia ao Presidente chileno.

A parte propriamente mais religiosa de sua jornada do primeiro dia será no Parque O’Higgins, às 10h30, quando o Papa celebrará uma missa.

Pela parte da tarde, Francisco visita o Centro Penitenciário Feminino de Santiago e, em seguida inicia um encontro com sacerdotes, religiosos, religiosas, consagrados e seminaristas na Catedral de Santiago e com os bispos na Sacristia da Catedral.

A jornada do Papa não termina aqui. O Pontífice faz uma visita privada ao Santuário de São Alberto Hurtado e um encontro também privado com os sacerdotes da Companhia de Jesus.

Quarta-feira, dia 17

O Papa deixa Santiago e vai até a cidade de Temuco, no sul do Chile. Lá, ele preside a uma celebração da Missa no próprio aeroporto de Maquehue e encontra-se com habitantes de Araucanía, na casa Madre de La Santa Cruz.

Historicamente as terras da Araucanía são reivindicadas pelos descendentes de índios da etnia dos mapuches.
Ainda na quarta-feira o Santo Padre estará de volta a Santiago para encontrar-se com os jovens no Santuário de Maipu e, posteriormente ainda visita a Pontifícia Universidade Católica do Chile, às 19h00.

Última Jornada no Chile

No último dia no Chile, o Papa visita a cidade andina de Iquique. Será a primeira visita que um Papa faz aos seus 300 mil habitantes. Francisco celebrará uma missa e encontra-se com perseguidos políticos.

Nesta mesma quinta-feira, 18 de janeiro, por volta das 17h05, o Papa deixa o Chile e segue para o Peru, onde deverá chegar duas horas mais tarde.

Peru

No dia 19 de janeiro, sexta-feira, Francisco parte para Puerto Maldonado para se encontrar com os 3500 representantes dos Povos da Amazónia no Centro Regional Madre de Dios.

Antes de regressar a Lima, o Papa visita o Lar Principito para, ao fim do dia, encontrar-se com os membros da Companhia de Jesus, na igreja de São Pedro.

Em Lima deverá acontecer o inicial encontro com as autoridades, com a sociedade civil e com o corpo diplomático.

20 de Janeiro, sábado

A vista apostólica do Papa Francisco continua neste sábado (20/01) com uma visita à cidade peruana de Trujillo.
O Santo Padre celebra a Eucaristia em Huanchaco para, depois, visitar o bairro denominado ‘Buenos Aires’. O Papa ainda visitará neste dia a catedral e terá um encontro com sacerdotes, religiosos, religiosas e seminaristas.

A visita a Trujillo só vai terminar com uma celebração mariana em Virgen de la Puerta, na Praça das Armas da cidade.

O Domingo do Papa

No domingo, dia 21, em Lima, o Papa encontra-se com as religiosas de vida contemplativa, tem um momento de oração diante das relíquias dos santos peruanos, na catedral. Em seguida Francisco encontra-se com os bispos peruanos no Palácio Arquiepiscopal e reza com os fiéis a oração do ângelus, na Praça das Armas de Lima.

Fim da Viagem

A visita Papal ao Peru encerra-se após a celebração da Missa na Base Aérea Las Palmas.
A cerimónia de despedida, será realizada no aeroporto de Lima, às 18h00 locais. Em seguida o Papa Francisco faz sua viagem de regresso a Roma, onde chega por volta das 14h15, locais. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas