Gaudium news > Ordem das Mercês comemora oito séculos da história

Ordem das Mercês comemora oito séculos da história

Redação (Segunda-feira, 15-01-2018, Gaudium Press) O ano de 2018 é uma data importante para a Ordem das Mercês com a celebração de seus 800 anos de fundação. Por esta razão a partir do dia 17 de janeiro, até a 17 de janeiro de 2019, as províncias, vicariatos e delegações da comunidade presentes no mundo, preparam importantes festejos para comemorar os oito séculos de história com o Ano Jubilar das Mercês.

Ordem das Mercês comemora oito séculos da história.jpg

Por ocasião desta efeméride a Santa Sé concedeu a Indulgência Plenária para todas aquelas pessoas que durante este tempo jubilar peregrinem a um templo jubilar, quer dizer as igrejas e paróquias confiadas à família mercedária, e cumpram os requisitos habituais: confissão sacramental, Comunhão Eucarística e orar pelas intenções do Santo Padre.

Para o Padre Inácio Blasco Guillen, Mercedário e capelão do cárcere de Lérida e Alicante, que foi entrevistado pelo semanário católico ‘Alfa e Omega’, os 800 anos de história da ordem são “um acontecimento importante”, já que “marca a presença do Espírito Santo sob a libertação dos cativos no mundo que continua escravizando ao homem de hoje”.

“Para nós é tudo uma festa e, além disso um ato de gratidão e de amor de Deus (…) Para isso estamos organizando uma série de eventos (…), assim como outros que vão levar a cabo durante o ano de 2018, como simpósios, exposições, atividades, visitas culturais, uma Missa de ação de graças em Roma, uma cantoral mercedário (…) Tudo focado por e para mercês”, adiantou o sacerdote.

A visão de São Pedro Nolasco

Se conta que em 1218, o então comerciante Pedro Nolasco, sentiu um forte chamado de Deus para libertar os cristãos que em seu tempo estavam cativos pelos mouros maometanos que governavam a Espanha, um chamado que na madrugada de 1º de agosto a 02 de agosto desse ano foi confirmado por uma visão de Nossa Senhora, que lhe pedia para fundar uma Ordem de caráter religioso e militar para redimir os cativos.

É assim que a Ordem da Virgem da Misericórdia é fundada em Barcelona em 10 de agosto de 1218, contando com a participação do Rei Jaime de Aragão, e o então Bispo de Barcelona, Dom Berenguer de Palou. O Hospital de Santa Eulália foi sua primeira sede.

Poucos anos depois, em 17 de janeiro de 1235, a Ordem foi aprovada pelo Papa Gregório IX. De acordo com a Ordem das Mercês, “a Igreja testemunhou a ação do Espírito Santo na fundação da Ordem; a ratificou na prática da regra de Santo Agostinho; lhe deu caráter universal incorporando-a plenamente a sua vida e sancionou sua obra como missão no povo de Deus”.

Atualmente, os Mercedários estão presentes em 22 países, com 152 comunidades -entre ramos masculino e feminino-, colégios, 800 frades e estudantes de votos solenes. Conta com duas províncias na Europa: uma em Roma, outra na Espanha em Castilla e Aragón; seis na América com Peru, Chile, Argentina, Equador, México e Brasil; além dos vicariatos de Porto Rico, Venezuela, América Central e Estados Unidos; e as delegações de Moçambique, Camarões, Angola, Bolívia, Colômbia, Honduras e Índia.

Oração do Ano Jubilar das Mercês

Mãe das Mercês, que suscitaste em teu servo Pedro Nolasco o desejo de imitar a Cristo Redentor, colocando sua vida a serviço dos mais pobres dentre os pobres, os cativos; ao preparar-nos para celebrar o Jubileu Mercedário, te pedimos que eleve nossas orações ao Pai, fonte de misericórdia, para que sejamos capazes de contemplar a face de teu Filho no rosto dos cativos de hoje e oferecer, com alegria, cheio do Espírito Santo, nossas vidas como uma moeda de resgate para nossos irmãos que vivem privados de liberdade e sem esperança nas novas periferias do cativeiro. Amém. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas