Gaudium news > Arquidiocese de Los Angeles abre ministério de serviço a famílias de presos

Arquidiocese de Los Angeles abre ministério de serviço a famílias de presos

Estados Unidos – Los Angeles (Terça-feira, 16-01-2018, Gaudium Press) A Arquidiocese de Los Angeles, Estados Unidos, criou na última sexta-feira, 12 de janeiro, um novo ministério de serviço, dedicado de maneira especial a prestar apoio às famílias das pessoas que pagam uma condenação nos cárceres dos condados de Los Angeles, Santa Bárbara e Ventura. O ministério terá sua sede no centro pastoral da Paróquia São Carlos Borromeu em North Hollywood.

Arquidiocese de Los Angeles abre ministério de serviço a famílias de presos.jpg

“Todos somos filhos de Deus, e queremos abrir um espaço onde as famílias dos encarcerados se sintam bem-vindas, não rejeitadas, assinaladas ou julgadas”, explicou à ACI o coordenador do novo ministério, Diácono Paulino Juárez. “Através de Jesus, cada um é convidado ao Reino de Deus”. A Arquidiocese prepara una cerimônia de abertura que contará com testemunhos de famílias de reclusos que incluem a uma mãe cujo filho foi sentenciado a pena de morte.

“Com este novo ministério gostaríamos de aumentar a conscientização sobre a necessidade de ser mais sensíveis com as famílias que sofrem junto a um parente encarcerado”, indicou o Diácono Juárez. O sistema estatal de prisões da Califórnia registrava em 2014 um total de 136 mil presos, e se calcula que dois terços dos presos são afroamericanos ou latinos, enquanto 17% dos presos nasceram no exterior. Desde 1992, os hispânicos são o maior grupo racial nas prisões do estado.

As prisões do estado da Califórnia chamaram a atenção da opinião pública por casos de superlotação que ocasionaram uma greve de fome de seis mil presos em 2011 e uma sentença da Suprema Corte que ratificou que as condições dos internos constituíam uma violação da oitava emenda da Constituição. Estas situações supõem uma carga adicional para as famílias dos condenados, que além de ter um parente na prisão sofrem limitações econômicas e o estigma social. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas