Gaudium news > Santuário no Sul do país recebe ordenação do bispo de Teixeira de Freitas (BA)

Santuário no Sul do país recebe ordenação do bispo de Teixeira de Freitas (BA)

Farroupilha – Rio Grande do Sul (Terça-feira, 16-01-2018, Gaudium Press) O Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, celebrou na manhã do último sábado, 13 de janeiro, a ordenação do novo bispo da Diocese baiana de Teixeira de Freitas/Caravelas, Dom Jailton de Oliveira Lino. O religioso de 52 anos foi recebido calorosamente por uma multidão de fiéis vindos de diversas partes do país.

Santuário no Sul do país recebe ordenação do bispo de Teixeira de Freitas (BA).jpg

Pertencente à Congregação Pobres Servos da Divina Providência, Dom Jailton atuará na cidade de Teixeira de Freitas, regressando ao Estado em que nasceu.

Além das centenas de pessoas, desde fiéis locais até moradores do município baiano, que se deslocaram até o Santuário para a cerimônia, estiveram presentes cerca de 18 bispos de todo o país, sendo todos acolhidos pelas irmãs da congregação.

O religioso, que tem a simplicidade como uma das marcas do seu trabalho, desejava se tornar bispo no Santuário de Caravaggio por ter uma forte ligação com aquele local, que lhe trouxe bons momentos de atuação tanto profissional quanto pessoal.

Entre os bispos responsáveis pela ordenação de Dom Jailton estavam Dom Itamar Vian, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Feira de Santana, Dom Jaime Pedro Kohl, bispo de Osório, e Dom Alessandro Ruffinoni, bispo de Caxias do Sul.

O início do rito de ordenação episcopal aconteceu com a apresentação do novo bispo, seguido pela leitura do mandato apostólico, escrito pelo Papa Francisco. Após, ele reafirmou seus propósitos e, ficando deitado de bruços, permaneceu assim por mais de 20 minutos. Neste instante, todos os presentes ajoelharam-se e pediram proteção ao religioso.

Na sequência, os bispos impuseram as mãos sobre Dom Jailton, gesto que simboliza a comunicação do dom do Espírito Santo para a santificação interior do eleito.

A prece central da ordenação ocorreu quando o livro dos Santos Evangelhos foi posto sobre a cabeça do novo bispo. Desta forma, é chamado a ser profeta, pregador, mestre e doutor da Palavra de Deus.
Dom Jailton também foi ungido com o óleo do Crisma, recebendo a missão de guiar e santificar a igreja.

Por fim, o novo bispo recebeu o Evangelho, um anel e um bastão chamado de báculo de prata, que simboliza o cuidado com o rebanho, que neste caso são os fiéis.

No final, Dom Jailton, emocionado e conduzido por Dom Itamar e Dom Jaime, passou pelo Santuário abençoando os fiéis. No dia 9 de fevereiro, ele toma posse na cidade baiana, às 19h, na Catedral São Pedro. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Diocese de Teixeira de Freitas

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas