Gaudium news > Igreja nos EUA apoia trabalho pastoral na América Latina

Igreja nos EUA apoia trabalho pastoral na América Latina

Estados Unidos – Washington (Terça-feira, 16-01-2018, Gaudium Press) Animando a compartilhar a Fé, a Igreja nos Estados Unidos realizará no sábado 27 e domingo 28 de janeiro a coleta anual pela Igreja na América Latina.

Igreja nos EUA apoia trabalho pastoral na América Latina.png

“A Campanha 2018 destaca a Fé na América Latina e as muitas oportunidades que temos para compartilhar a Fé com eles. Também reconhecemos os tremendos benefícios ao ter os nossos irmãos e irmãs latino-americanos na Igreja e a revitalização que seu fervor traz à Fé. Além de oferecer nossa ajuda aos católicos da América Latina, temos muito o que aprender deles”, assinalam a partir da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB).

A coleta nasceu após o Concílio Vaticano II por iniciativa dos Bispos norte-americanos quando criaram em 1965 o Comitê da América Latina -hoje subcomitê para a Igreja na América Latina-, com a missão de promover uma coleta nacional anual para dar suporte econômico aos projetos pastorais da Igreja na América Latina. Desde então o comitê tem a responsabilidade de desenvolver e promover a campanha.

Os fundos que se obtêm por meio da coleta, a qual tem lugar nas paróquias de todo o país durante as missas dominicais, são canalizados através da USCCB, a partir do subcomitê para a Igreja na América Latina. Ditos fundos são destinados para apoiar o trabalho pastoral, as vocações, assim como situações de emergência, entre outros.

“Se presta ajuda a projetos pastorais apresentados pelos Bispos da Igreja Católica em 25 países das regiões da América Central, América do Sul e o Caribe. Se dá prioridade especial aos programas de evangelização e catequese, assim como as atividades relacionadas com a missão que promovem o encontro com Jesus e nos ajudam a responder ao seu chamado a ser discípulos e missionários para que nossa gente possa encontrar vida nele”, expõem a partir da USCCB.

O Subcomitê, que faz parte do Comitê de Coletas Nacionais da USCCB, coopera diretamente com as diferentes realidades eclesiais da América Latina, como o é o Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), as Conferências Episcopais, Cáritas, entre outras. Também coordena a coleta anual e colabora com as Dioceses dos Estados Unidos em sua promoção.

A campanha também conta com um programa de becas, que foi projetado para contribuir com o trabalho pastoral que se desenvolve na América Latina; e desenvolve recursos educativos, além de oportunidades para que os católicos norte-americanos conheçam a realidade da Igreja da América Latina.

Para dar a conhecer os países que recebem apoio graças à coleta, a USCCB colocou à disposição um mapa online que mostra os lugares onde estão levando a cabo iniciativas pastorais como o suporte da Igreja nos Estados Unidos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas