Gaudium news > Chile: Papa com Jesuítas e jovens marginalizados

Chile: Papa com Jesuítas e jovens marginalizados

Santiago – Chile(Quarta-feira, 17-01-2018, Gaudium Press) O Papa Francisco visitou em sua última atividade em Santiago, nesta terça-feira, o Santuário de São Alberto Hurtado. Lá ele lá encontrou-se com jesuítas e jovens amparados no Lar de Cristo, fundado pelo Santo chileno.

17-01Papa Francisco Chile.png

Acompanhado pelo Provincial dos Jesuítas, Francisco foi até a Capela onde estão as relíquias de São Alberto. 

Depois de rezar por alguns instantes com os 90 sacerdotes da Companhia de Jesus ali presentes, o Papa encontrou-se próximo ao altar com os jovens sendo recebido com cânticos. Foi um momento de espiritualidade.

Esplanada do Santuário

Em seguida o Papa deixou este momento privado e dirige-se até a esplanada do Santuário, onde outro grupo de jovens o esperavam entoando canções.

Um sacerdote dirigiu algumas palavras a Francisco afirmando que o fato de ter dedicado este tempo para saudá-los era “um milagre do céu”. Após o sacerdote, foi ouvido o testemunho de uma jovem ali presente.

Foi ofertado ao Santo Padre um pão feito pelos que são assistidos pela comunidade e o Papa o abençoou com estas palavras:
“O senhor abençoe este alimento que foi feito por vocês mesmos. Abençoe as mãos que o fizeram, as mãos que o repartem e as mãos que o recebem. Abençoe Senhor o coração de todos nós, e que este partilhar nos ensine a compartilhar o caminho, a compartilhar a vida e a compartilhar depois o céu”.

Seguindo o programa pré-estabelecido, jovens de diversas partes do Chile, cada um trazendo em suas histórias vidas de dificuldades e lutas. Francisco saudou-os um a um.

Francisco, ainda com um pedaço de pão na mão, abençoou um quadro com a imagem de Jesus de Misericórdia.

Encerrando este encontro, o Pontífice convidou todos os presentes a rezarem juntos o Pai Nosso, e concedeu também a todos sua Bênção. Despediu-se com um “Muito Obrigado!”

O Santuário São Alberto Hurtado

17-01 Santo Alberto Hurtado.jpgO Santuário que o Papa visitou é dedicado a São Alberto Hurtado, uma homenagem a este sacerdote jesuíta que faleceu em 1952.
São Alberto Hurtado foi o fundador da instituição de caridade denominada “Lar de Cristo”, que pessoas marginalizadas, abandonadas ou em estado de risco.

Santo Alberto Hurtado faleceu com apenas 51 anos de idade em consequência de grave enfermidade.
O santo Jesuíta foi beatificado por São João Paulo II, em 14 de outubro de 1994 e sua canonização foi um ato do Papa Bento XVI, em 23 de outubro de 2005.

O Santuário está localizado no bairro da Estação Central de Santiago e foi inaugurado em 1995. Neste Santuário estão as relíquias do Padre Hurtado. A urna em que repousam os restos mortais do Santo é de pedra e contém porções de terra de cada região do chile, simbolizando o afeto e benquerença de todos os fiéis do país inteiro.

Antes de estar no Santuário, os restos mortais de Santo Alberto Hurtado estavam na “Capilla de las Bienaventuranzas” na Paróquia de Jesus Trabalhador. Hoje, a capela guarda para a veneração dos fiéis uma relíquia “ex ossibus” do Santo: uma falange do dedo da mão esquerda.

Quando São João Paulo II esteve no Chile, em 1987, ele ali rezou.
De fronte ao Santuário existe esplanada com cerca de 5 mil metros quadrados, circundada por palmeiras que simbolizam as colunas de um templo em cujo centro está presente um altar para celebrações.

Museu

O complexo do santuário acolhe também um Museu Memorial de Padre Hurtado.
A construção ocupa uma área de mais de 700 m² e tem uma altura de 7 metros. No seu interior estão guardados objetos de uso cotidiano do Santo jesuíta, entre os quais a famosa “caminhoneta verde” com que São Alberto levava ajuda aos necessitados da cidade. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas