Gaudium news > Fiéis mineiros se despedem do falecido bispo de São João del-Rei

Fiéis mineiros se despedem do falecido bispo de São João del-Rei

São João del-Rei – Minas Gerais (Segunda-feira, 22-01-2018, Gaudium Press) Os fiéis e amigos se despediram na manhã do último sábado, 20 de janeiro, do bispo da Diocese de São João del-Rei, Dom Célio de Oliveira Goulart, falecido aos 73 anos.

 Fiéis mineiros se despedem do falecido bispo de São João del-Rei.jpg
Sacerdotes e amigos se despediram de Dom Célio de Oliveira Goulart,
bispo de São João del-Rei
Foto: Lucas Silveira

O religioso, que atuou na diocese durante sete anos, colocando em pratica o carisma franciscano e seu lema episcopal “A Cruz é a força de Deus”, foi reverenciado durante a Celebração de Exéquias (Missa de Corpo Presente), na Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar. A cerimônia foi presidida pelo Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira.

Segundo Dom José Eudes, bispo de Leopoldina, o sentimento é de agradecimento. “Tenho muito que agradecer ao Dom Célio pelo apoio e presença na minha vida episcopal. Hoje, realmente, fica a saudade e a lembrança deste grande irmão”, destacou.

Por sua vez, Dom Darci José Nicioli, Arcebispo de Diamantina, humildade pode ser a palavra de definição para Dom Célio. “São Francisco inspirou toda a sua vida. Sem dúvida um homem humilde, completamente entregue a sua missão. E ela não acabou. A missão agora é ser nosso intercessor no céu”.

Ao final da missa, o vigário geral da Diocese, Padre Dirceu Medeiros, conduziu o momento de homenagem. “Dom Célio deixa para nós um legado de amor, humildade e humanidade. Um pastor próximo do povo. Nesses últimos tempos de agonia e sofrimento, ele nos deixou o exemplo de paciência na dor, de serenidade, movidas pela fé. Agora, é procurar guardar na memória herança que ele deixa para nós”, declarou.

Após a cerimônia, o corpo foi carregado em procissão para a parte externa da Catedral. “O sentimento é de pesar e de oração. Temos que pedir a Deus para acolhê-lo e, também, nos ensinar a não ter medo dos desígnios de Deus neste momento de partida”, explicou o bispo emérito, Dom Waldemar Chaves de Araújo.

A urna foi depositada no caminhão do Corpo de Bombeiros, dando início ao translado do corpo pela cidade história. No trajeto, ocorreram diversas homenagens vindas dos moradores locais.

Dom Célio de Oliveira Goulart tinha 73 anos e vinha lutando, desde dezembro de 2016, contra um câncer de pâncreas. O religioso tomou posse como bispo da Diocese de São João del-Rei em 17 de julho de 2010.

O sepultamento do corpo do prelado aconteceu no Cemitério Central, no domingo, 21, após a missa das 10h na Matriz de Sant’Ana, em Itaúna. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Diocese de São João del-Rei

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas