Gaudium news > Comunidade de Brasília festeja os 800 anos da Ordem das Mercês

Comunidade de Brasília festeja os 800 anos da Ordem das Mercês

Brasília (Quarta-feira, 24-01-2018, Gaudium Press) Fundada em Barcelona por São Pedro Nolasco, em 1218, após uma aparição da Virgem Maria, a Ordem da Virgem Maria das Mercês da redenção dos cativos de Santa Eulália, conhecida como a Ordem Mercedária, desembarcou no Brasil em 1639, na cidade de Belém do Pará, sendo trazida pelos portugueses.

Comunidade de Brasília festeja os 800 anos da Ordem das Mercês.jpg

Em 2017, a Ordem celebra seus 800 anos realizando uma extensa festa no próximo dia 3 de fevereiro, a partir das 16h30. Na programação, haverá apresentações musicais e Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Brasília, Cardeal Sergio da Rocha, às 19h.

Após fundarem o primeiro convento no Brasil, já em 1940, em Belém, a Ordem se estabeleceu no país e atualmente está presente em vários estados brasileiros com paróquias, creches e escolas.

Na Arquidiocese de Brasília, a Ordem se encontra na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, localizada na L2 Sul. Edificada em 2 de fevereiro de 1959, a comunidade é mais antiga que a própria Capital Federal e a Paróquia da Catedral.

Outro detalhe curioso é que, antigamente, todo o território arquidiocesano de Brasília pertencia à Igreja de Goiânia.

Ao chegar no local, o Padre Eduardo, missionário da Ordem do Sagrado Coração de Jesus, teve a missão de guiar a paróquia. Então, ele começou a construir a igreja viva, visitando e evangelizando os acampamentos de trabalhadores que erguiam Brasília, e simultaneamente, a igreja-templo, provisoriamente em madeira, inaugurada em 6 de agosto de 1960.

No mês de fevereiro de 1989, desembarcaram os padres Mercedários, que ficaram responsáveis pela Arquidiocese de Brasília no cuidado e atendimento da paróquia. Assim, os religiosos deram continuidade aos trabalhos pastorais já iniciados. Neste mesmo ano, o templo passou a ser também dedicado a Nossa Senhora das Mercês.

Hoje, a paróquia da L2 Sul conta com a ajuda missionária de 40 grupos, entre pastorais e movimentos, sendo realizadas em média 17 missas semanais. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Brasília

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas