Gaudium news > Relíquia e Imagem de São Francisco de Assis peregrinam pelo Piauí

Relíquia e Imagem de São Francisco de Assis peregrinam pelo Piauí

Teresina – Piauí (Sexta-feira, 26-01-2018, Gaudium Press) A relíquia e a Imagem de São Francisco de Assis estão peregrinando por todo o Brasil para celebrar o Jubileu de 800 anos da Ordem Franciscana Secular (conhecida como Terceira Ordem Franciscana).

Relíquia e Imagem de São Francisco de Assis peregrinam pelo Piauí.jpg

No Estado do Piauí, cidades de diversas regiões, incluindo a capital, participam deste momento de fé, que teve início em agosto do ano passado e segue até o dia 16 de março.

Segundo Ana Célia Carvalho, coordenadora de formação do Regional Ne A2 (Ceará e Piauí), a relíquia veio de Assis, na Itália, e explica que “dentro do oratório, há uma imagem de São Francisco de Assis de 1221 que foi doada pela Cúria dos Frades Conventuais e um fragmento do osso (fêmur) de São Francisco de Assis que foi doada pela Cúria Geral dos Frades Menores Conventuais”.

O roteiro da peregrinação da relíquia e da imagem teve início no dia 24 de janeiro, no município de Parnaíba, local no qual os objetivos permanecerão até 27 de janeiro.

Em Piracuruca, o relicário chegará dia 27, ocasião em que haverá as comemorações pelos 20 anos da Paróquia de São Francisco de Assis naquela cidade.

Enquanto que nos dias 27 e 30 de janeiro será a vez de Piripiri receber as peças, o município de Campo Maior as acolherá entre 30 de janeiro e 2 de fevereiro.

Já do dia 2 ao 5 de fevereiro, a relíquia e a imagem ficarão na cidade de Barras. Após, terão passagens por José de Freitas, Altos e União, seguindo para a região sul do estado (Uruçuí, Landrisales e Floriano).

Por fim, a relíquia e a imagem chegarão a Teresina, permanecendo na capital de 26 de fevereiro a 1º de março.

A primeira parada em Teresina será na Paróquia Santuário São Francisco de Assis. De lá, os objetos seguirão com destino a Paróquia São João XXIII e São João Batista. Neste templo, ficarão entre os dias 1º e 4.

De 4 a 6 de março, os devotos da Fraternidade Nossa Senhora das Graças, na Capelinha de Palha, ficarão a cargo de receber a relíquia e a imagem, que em seguida, serão levadas a Igreja Matriz da Paróquia São Raimundo Nonato, no bairro Piçarra.

Nos dias 10 e 11, as peças seguirão para a Fraternidade de Jufra, mais precisamente para Área Pastoral Cerâmica Cil. Entre 12 e 13, serão levadas para a Área Pastoral, que compreende o Angelim todo e o Carmelo, e depois, ficarão expostas na Catedral de Nossa Senhora das Dores.

Concluindo a programação na capital, a relíquia e a Imagem de São Francisco visitarão a Fraternidade São Benedito entre 13 e 16 de março. Neste último dia, às 17h30, a organização do Regional NE A2 as entregarão para o Regional A1 (Maranhão).

“Vamos então celebrar esse importante momento para a história da Ordem Franciscana Secular. Prepare sua fraternidade para receber com amor e zelo a imagem e a Relíquia do nosso seráfico pai São Francisco de Assis”, convidou Ana Célia.

Em 2009, a Ordem Franciscana comemorou o 8º Jubileu de sua fundação. Há 800 anos, o então Papa Inocêncio III aprovava a Regra de Vida escrita por São Francisco de Assis.

No ano de 1212, nascia a Ordem de Santa Clara (as Clarissas), na mesma época que teve início a Ordem Franciscana Secular (OFS), reunindo homens e mulheres, casados e solteiros, em meio às suas famílias, que buscavam viver o mesmo ideal que tanto atraiu São Francisco. Esta “Ordem Terceira” foi aprovada pelo Papa Honório III em 1221.

De acordo com a definição do Papa João Paulo II, a Ordem Franciscana Secular é a mais antiga forma de organização de leigos que, guiados pela Igreja, unidos em fraternidade e inspirando-se no ideal de São Francisco de Assis, se empenham em testemunhar com a vida o evangelho de Jesus Cristo e se dedicam ao apostolado no estado laical. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Teresina

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas