Gaudium news > Cardeal Scherer preside cerimônia pela canonização de Santo André de Soveral

Cardeal Scherer preside cerimônia pela canonização de Santo André de Soveral

São Vicente – São Paulo (Segunda-feira, 29-01-2018, Gaudium Press) O Cardeal Arcebispo de São Paulo, Odilo Pedro Scherer, celebrou no último dia 22 de janeiro uma cerimônia na Praia do Gonzaguinha, em São Vicente, pertencente à Diocese de Santos. Na ocasião, a ação de graças era pela canonização do Padre André de Soveral.

Cardeal Scherer preside cerimônia pela canonização de Santo André de Soveral.jpg

Além disso, a celebração marcou o dia em que a Igreja celebra São Vicente Mártir, Padroeiro da cidade que completava na mesma data seus 486 anos de fundação.

A missa foi concelebrada por Dom Tarcísio Scaramussa, bispo da Diocese Santos, Dom Pedro Luiz Stringhini, da Diocese de Mogi das Cruzes, Dom Pedro Cipolini, da Diocese de Santo André, e demais sacerdotes e religiosos.

Dom Odilo destacou que a celebração era muito significativa por vários motivos. “Estamos aqui na primeira cidade fundada no Brasil, por Martim Afonso de Souza, em 1532, dando início à presença portuguesa no Litoral brasileiro, depois subindo para o planalto Piratininga, onde foi fundada a cidade de São Paulo”.

“Lembramos também São Vicente, mártir do início do Cristianismo, no sec. IV, como diácono na Espanha, época em que os cristãos eram fortemente perseguidos pelo imperador romano Diocleciano. A intolerância religiosa era muito grave e levava ao martírio aqueles que não aceitassem os deuses do imperador. São Vicente foi exemplo e testemunha de Cristo, vivendo sua fé até as últimas consequências”.

Nesta celebração, prosseguiu o cardeal, “lembramos também mais um santo mártir para a igreja do Brasil, Santo André de Soveral, que nasceu aqui em São Vicente, na época da ação missionária de São José de Anchieta, Padre Nóbrega e de outros missionários Jesuítas. Padre André de Soveral, com outros 29 companheiros mártires no Rio Grande do Norte, foi sacrificado pela intolerância religiosa, pela perseguição contra a fé católica, contra a fé na Eucaristia (…) que pela intercessão dos santos mártires possamos, com alegria, viver e professar a fé, respeitar a fé dos outros, a ajudar a construir uma sociedade em paz, em fraternidade e no respeito”.

Ao expressar sua alegria com a canonização de Santo André de Soveral, o bispo diocesano de Santos, Dom Tarcísio Scarmussa, declarou: “é com muita alegria, como Igreja de Santos que estamos celebrando a canonização de um santo que nasceu nestas terras, em São Vicente, Santo André de Soveral. Em nome de todos quero saudar a cidade de São Vicente, neste dia de festa, e que vocês possam continuar este testemunho de amor, de fé, vivendo na paz. Vamos continuar divulgando Santo André de Soveral como um grande testemunho do ser Igreja. O Evangelho de Jesus é anunciado com a vida, com coragem, com dedicação. Santo André também saiu daqui e foi ser missionário no Nordeste. Vamos, nós também, ser esta igreja missionária, peregrina e samaritana”.

“Quero manifestar minha saudação e congratulação à Diocese de Santos e a esta cidade de S. Vicente, na pessoa do sr. Prefeito Pedro Gouveia. Que a Diocese de Santos, que invoca a intercessão de São Vicente Mártir e de Santo André de Soveral, continue o seu trabalho, levando a Palavra do Senhor, o Evangelho de Jesus, a todos. E a todos os munícipes de São Vicente que continuem o seu protagonismo, uma vez que esta é a cidade mais antiga do Brasil. Vocês estão aqui, na entrada do Continente Latino-americano, de braços abertos, acolhendo a todos os que vêm de fora. E, se olharmos para o outro lado, que vocês possam irmanar-se a todos os outros municípios do nosso Estado. Que São Vicente seja a cidade de progresso, de paz e que a justiça cubra todos os seus habitantes”, manifestou Dom Pedro Strinhini.

Nascido em São Vicente no ano de 1572, André de Soveral exerceu seu ministério sacerdotal no Rio Grande do Norte. Em 1645, juntamente com leigos de sua comunidade de Cunhaú e Uruaçu, foi martirizado por soldados holandeses, tornando-se assim um dos primeiros Protomártires do Brasil (cristãos que morreram defendendo a fé cristã).

No mês de outubro de 2017, o Padre André de Soveral e seus companheiros foram canonizados pelo Papa Francisco. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB e Diocese de Santos

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas