Gaudium news > Instalada a Diocese de Cruz das Almas (BA)

Instalada a Diocese de Cruz das Almas (BA)

Cruz das Almas – Bahia (Quarta-feira, 30-01-2018, Gaudium Press) A matriz da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, localizada no município de Cruz das Almas, amanheceu no último domingo, 28 de janeiro, repleta de fiéis que aguardavam o início da solenidade de instalação da mais nova diocese brasileira e a posse de seu primeiro bispo diocesano, Dom Antonio Tourinho Neto.

Instalada a Diocese de Cruz das Almas (BA).jpg

O momento, considerado histórico, teve como ponto alto a Santa Missa presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, representante da Santa Sé, Dom Giovanni d’Aniello, e concelebrada por arcebispos e bispos de arquidioceses e dioceses da região Nordeste do país.

No começo da cerimônia, o Arcebispo e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, apresentou a nova diocese, a partir do pedido de criação.

“Na manhã de hoje, nesta cidade de Cruz das Almas, cruzam-se o sonho de toda uma região e a atenção paterna do Papa Francisco, explico-me: o sonho da comunidade católica dessa região do Recôncavo Baiano nos volta ao ano de 1975, quando os bispos da CNBB Regional Nordeste 3 pediram à Santa Sé a criação de cinco novas dioceses na Bahia. Em 1978 foram criadas as dioceses de Jequié e Itabuna; em 1979 a de Barreiras; em 1980 a de Irecê. A quinta, a do Recôncavo, ficou sem data definida. Em 2008 o Regional Sul 3 da CNBB aprovou o pedido da criação de duas novas dioceses, desmembradas integralmente da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Em 2010 foi criada a primeira delas: Camaçari. A segunda diocese do Recôncavo, a diocese de Cruz das Almas, está sendo instalada hoje”, disse Dom Krieger.

Em seguida, o chanceler da Arquidiocese de Salvador, Padre Ademilton Santa Bárbara, fez a leitura das Bulas de criação do bispado e da nomeação do bispo, e depois, o núncio apostólico entregou o báculo a Dom Tourinho, confiando a ele, a partir deste momento, a Diocese de Cruz das Almas.

O Primaz do Brasil ainda lembrou que aquela região é uma das mais antigas da Bahia e do Brasil. “90% de suas paróquias são mais que centenárias, duas delas estão entre as primeiras 15 do Brasil, com peso da história cívico-religiosa do nosso povo”.

Na sequência, o prelado declarou: “mas com o sonho do povo desta região cruza-se hoje a atenção paterna do Papa Francisco que, voltando os seus olhos para a necessidade da Igreja no Brasil, erigiu essa nova diocese, colocada sob a proteção de Nossa Senhora do Bom Sucesso”.

“Aqui, no ponto mais alto do planalto, tropeiros vindos do Sertão, fincaram uma cruz de madeira, onde paravam para descansar e orar pelas almas durante suas viagens de ida e volta, transportando mercadorias. Aqui a Cruz de Cristo deverá brilhar sempre mais, como sinal de salvação. Assim, por caminhos que só a bondade de Deus poderá explicar, a antiga freguesia que tinha o nome de Nossa Senhora de Cruz das Almas, passa a ser, a partir de hoje, a sede da diocese de Cruz das Almas”, completou.

Já o núncio apostólico, em sua homilia, afirmou que uma diocese nasce da solicitude e do amor. “A solicitude é o que a Igreja tem com seus fiéis, para não deixar vocês sem o cuidado. Essa solicitude foi mostrada aqui já há tantos anos atrás, em 1975, quando aconteceu o pedido de criação desta diocese. Fico feliz em poder dar cumprimento a essa solicitude. Uma diocese que é desmembrada de outra diocese nasce e finda sempre na mesma família, que é a Igreja. Temos que ter essa solicitude para continuar fortalecendo essa unidade. Somos todos um e o amor que temos um pelo outro faz com que todo mundo reconheça que nós somos uma só família amada por Deus e por Nossa Senhora. Solicitude e amor, duas palavras que eu espero que hajam nessa comunidade”, ressaltou Dom d’Aniello.

Para o primeiro bispo de Cruz das Almas, esta “é uma missão árdua”. “Eu conto principalmente com o clero. O primeiro ano será mais de observação do que de ação para poder ter o controle nas mãos daquilo que realmente a evangelização precisa. Conto com Deus, Ele me deu a graça, então Ele vai me dar a graça também de governar esta diocese segundo a monção do Espírito Santo”, revelou Dom Tourinho. “São muitas prioridades, mas, agora em primeiro lugar, nós precisamos firmar o nosso clero”, acrescentou.

Através do pároco da paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, Padre Josevaldo Carvalho, o clero do novo bispado também concedeu as boas-vindas a Dom Antônio.

Instalada a Diocese de Cruz das Almas (BA) (2).jpg

“Dom Tourinho, ao render graças a Deus pelo dia em que o Santo Padre erigiu a diocese de Cruz das Almas e nominou a Vossa Excelência sobre a cátedra nunca antes ocupada, para guiar esse povo de Deus, apresentamos o nosso filial acolhimento e o nosso caloroso abraço, na certeza de que juntos podemos dar cada vez mais a esta nascente Igreja Particular de Cruz das Almas, o rosto da verdadeira Igreja de Cristo, uma Igreja nascida da cruz”, destacou o Padre Josevaldo.

A Diocese de Cruz das Almas é composta pelos municípios do Recôncavo Baiano de Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, Santo Amaro, São Félix, Sapeaçu e Saubara. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Salvador

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas