Gaudium news > Sem humilhação, não existe verdadeira humildade, adverte Francisco

Sem humilhação, não existe verdadeira humildade, adverte Francisco

Cidade do Vaticano, (Terça-feira, 30-01-2018, Gaudium Press) Se procurássemos fazer um resumo sintético da reflexão feita pelo Papa Francisco em sua homilia na Capela da Casa Santa Marta, ela poderia ser de apenas uma linha: “Não existe uma verdadeira humildade sem humilhação” .

30-01-Sem humilhação, não existe verdadeira humildade, adverte Francisco.jpg

O Papa deu início a suas palavras recordando a figura do Rei Davi, centro da primeira leitura.
Davi foi “um grande”. Venceu o filisteu, tinha uma “alma nobre”: por duas vezes poderia ter matado Saul e não o fez. Era um pecador com “pecados grandes”: “o do adultério e do assassinato de Urias, o marido de Betsabá”, “aquele do censo”, cita Francisco.

Mas, apesar de tudo isso, recorda o Pontífice, a Igreja o venera como Santo, “porque deixou-se transformar pelo Senhor, deixou-se perdoar”, arrependeu-se, e por “aquela capacidade não tão fácil de reconhecer ser pecador: “Sou pecador'”.

Humilhação

A Primeira leitura enfoca a humilhação de Davi: seu filho Absalão, “faz uma revolução contra ele” e naquele momento Davi não pensa “na própria pele”, mas em salvar o povo, o Templo, a Arca.

Davi foge, pratica “um gesto que parece covarde, mas é corajoso”, afirma Francisco.
Ele chorava, caminhando com a cabeça coberta e pés descalços, é humilhado, não somente com a derrota e a fuga, mas também com o insulto.

Durante a fuga, um homem chamado Semei o insultava dizendo que o Senhor fez recair sobre ele todo o sangue da casa de Saul – “cujo trono usurpastes – e entregando o trono ao filho Absalão: “eis que estás na ruína – afirmava – porque és um homem sanguinário”.

Davi deixou-se insultar: “É o Senhor que inspira de insultar-me” e, talvez “este insulto comoverá o coração do Senhor e me abençoará”.

“Às vezes, nós pensamos que a humildade é ir tranquilos, ir talvez de cabeça baixa olhando para o chão… mas também os porcos caminham de cabeça baixa: isso não é humildade. Esta é aquela humildade falsa, prêt-à-porter, que não salva nem protege o coração. É bom que nós pensemos nisto: não existe verdadeira humildade sem humilhação, e se você não for capaz de tolerar, de carregar nas costas uma humilhação, você não é humilde: faz de conta, mas não é”, afirma Francisco.

Davi carrega nas costas os próprios pecados…  humilia-se

Comenta o Pontífice: “Davi é Santo; Jesus, com a santidade de Deus, é Santo”, “Davi é pecador, Jesus é pecador, mas com o nossos pecados. Mas os dois, são humilhados”.

Continua o Papa com seu comentário: “Sempre existe a tentação de lutar contra quem nos calunia, contra quem nos humilha, quem nos faz passar vergonha, como este Semei. E Davi diz: “Não”. O Senhor diz: “Não”. Este não é o caminho. O caminho é o de Jesus, profetizado por Davi: carregar as humilhações.

“Talvez o Senhor olhará para a minha aflição e me dará o bem em troca da maldição de hoje”: isto é transformar as humilhações em esperança.

Francisco advertiu que existe uma regra de ouro: a humildade não é justificar-se imediatamente diante da ofensa, tentando parecer bom: “Se você não sabe viver uma humilhação, você não é humilde”. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas