Gaudium news > Bispo convida sociedade a reconhecer “contributo indispensável” da Vida Consagrada

Bispo convida sociedade a reconhecer “contributo indispensável” da Vida Consagrada

Porto – Portugal (Quinta-feira, 01-02-2018, Gaudium Press) Dom António Augusto Azevedo, presidente da Comissão das Vocações e Ministérios (CEVM), em Portugal fez um convite especial a todas as comunidades cristãs, a que nesta Semana do Consagrado, a darem graças por este “tesouro da Igreja e da humanidade”.

01-02-2018Bispo convida sociedade a reconhecer ?contributo indispensável? da Vida Consagrada.JPG

A Mensagem de Dom Antônio para o dia do Consagrado, 02/02, afirma que “A cultura e a história do nosso país e da Europa, bem como as de países mais recentes, seriam de difícil compreensão sem ter em conta a presença e ação de tantas ordens religiosas, institutos e congregações”.

E ele ainda exorta a exorta a “fortalecer os laços de comunhão” com todos os “irmãos e irmãs consagrados” e a rezar “com eles e por eles”, ao longo destes dias, “para que cada um seja fiel e feliz na sua consagração”.

Também o bispo auxiliar do Porto destaca a importância de “reconhecer o contributo indispensável” destes homens e mulheres, tanto ao nível da Igreja Católica como da sociedade.

A Semana do Consagrado, que vai até esta sexta-feira, tem como lema: ‘Fazei brilhar a sua luz’.

O Bispo procura salientar a missão de todos os consagrados e consagradas no mundo, em áreas tão diversas como a evangelização, o apoio aos mais pobres, aos mais doentes, na promoção do acesso a serviços de educação, de saúde e outros cuidados básicos.

Dom António Augusto Azevedo faz votos de “que os mais jovens descubram a riqueza da vida consagrada e respondam com alegria e generosidade ao chamamento a esta vocação”, para serem, como diz o Papa Francisco, construtores de uma Igreja de “rosto jovem, belo e atrativo”.

Segundo o responsável, a Vida Consagrada enfrenta hoje um “enorme desafio” de “renovação”, para poder responder às interpelações deste tempo e sobretudo à atual cultura muitas vezes “individualista e autorreferencial”.

Nessa sexta-feira, 02/02, a Igreja Católica assinala do Dia do Consagrado; além do programa desenvolvido nesta semana, a Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal vai promover entre os dias 10 e 13 de fevereiro, em Fátima, a 33.ª Semana de Estudos sobre a Vida Consagrada. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Comissão das Vocações e Ministérios (CEVM), de Portugal)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas