Gaudium news > Panamenhos rendem homenagens a São João Bosco

Panamenhos rendem homenagens a São João Bosco

Panamá – Cidade do Panamá (Sexta-feira, 02-02-2018, Gaudium Press) A Cidade do Panamá celebrou de modo especial a festa de São João Bosco, ocorrida no dia 31 de janeiro. Milhares de fiéis e devotos do fundador da Família Salesiana reuniram-se desde cedo diante da Basílica Menor de Dom Bosco para participar das festividades.

Panamenhos rendem homenagens a São João Bosco 1.jpg

As homenagens começaram às 05h30 e continuaram ao longo de todo o dia com sucessivas Celebrações Eucarísticas. Às 17h foi iniciada uma procissão, a partir da Basílica Menor, presidida pela imagem de São João Bosco, que foi decorada com flores e montada sobre uma carruagem especial. A procissão percorreu as principais ruas da região e retornou à Basílica às 19h, quando foi iniciada uma Santa Missa de encerramento da comemoração patronal.

Dom José Domingo Ulloa, Arcebispo do Panamá, em entrevista à TVN -meio de comunicação local- falou sobre o significado da procissão em homenagem ao Santo italiano, realizada há mais de 70 anos no Panamá: “convidá-los para que possamos imitar a Dom Bosco. Isto é o que significa esta procissão, e optar por aqueles que Dom Bosco optou: os jovens e as crianças, e entre os jovens e as crianças, aqueles das periferias. Para mostrar que eles tem todo o potencial para serem bons homens, ou como dizia Dom Bosco: ‘não podemos ser bons cristãos, se primeiro não somos bons cidadãos'”.

Panamenhos rendem homenagens a São João Bosco 2.jpg

“Esta é a grande obra de Dom Bosco, que segue presente hoje através dos oratórios festivos. Isto é o que queremos significar também com esta grande procissão: manifestar a nossa Fé, mas acima de tudo nosso compromisso de trabalhar e acompanhar a juventude”, acrescentou o Arcebispo do Panamá.

A procissão deste ano também teve um significado particular no caminho para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que o Panamá acolherá em janeiro de 2019, da qual Dom Bosco é um dos santos padroeiros.

Desde 2016, o Panamá tem a alegria de custodiar uma das relíquias do fundador dos Salesianos que peregrinou ao redor do mundo por ocasião do bicentenário de seu nascimento, evento que ocorreu em 2015.

A relíquia, que permanece em uma capela dedicada ao santo, é preservada em uma urna semelhante à encontrada na Basílica de Maria Auxiliadora em Turim. Esta consiste no braço direito com o qual Dom Bosco abençoava. Foi concedida à Basílica Menor de Dom Bosco do Panamá pela Congregação Salesiana para que o templo se converta em epicentro de peregrinações na América Latina.

Precisamente, a Comunidade Salesiana da América Central apresentou recentemente o projeto “Panamá, Valdocco da América”, com o qual se busca converter a Basílica de Dom Bosco do Panamá em um centro que irradie a devoção ao santo italiano por toda a América. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas