Gaudium news > Filipinas celebra festa do Beato Justo Takayama Ukon, o Samurai de Cristo

Filipinas celebra festa do Beato Justo Takayama Ukon, o Samurai de Cristo

Filipinas – Manila (Terça-feira, 06-02-2018, Gaudium Press) A Catedral de Manila, Filipinas, foi a sede da celebração central de um Beato japonês, Justo Takayama Ukon, conhecido como o “Samurai de Cristo” por causa de sua formação nesta disciplina da nobreza e seu exílio para as Filipinas por manter sua Fé Cristã. Takayama é um dos pilares do nascimento da Igreja no Japão, o processo de sua beatificação foi iniciado a pedido da Arquidiocese de Manila em 1630 e retomado pelos Bispos do Japão em 1963. O Samurai de Cristo foi beatificado no dia 07 fevereiro de 2017.

Filipinas celebra festa do Beato Justo Takayama Ukon, o Samurai de Cristo.jpg

“Estamos celebrando o amor de Cristo manifestado através do Beato Takayama”, pregou o Cardeal Luis Antonio Tagle, Arcebispo de Manila, durante sua homilia, segundo o ‘Manila Bulletin’. “Lhe foi dada a oportunidade de se afastar de Jesus e de sua Fé, mas ele disse que não. Manterei minha Fé, serei fiel a Jesus. O mundo diria: ‘Ukon, você está louco? Por que não salvar sua vida?’. Sim, ele poderia estar louco, louco por amor. Ele se tornou ‘insensato’ porque amava, e pagou com o preço de sua vida”.

O purpurado destacou este sinal de contradição para os compatriotas de seu tempo e animou a uma testemunho similar na atualidade. “Sua insensatez é sabedoria para nós, sua debilidade é fortaleza para nós. Nos diz a todos: não tenhas medo, ama e, quando amar, saiba que nada pode separar-te da força que vem de Cristo”, comentou. Esta é a conduta de um seguidor de Cristo, que aceitou o sofrimento para cumprir a vontade do Pai e com seu sacrifício glorificou a Deus.

Durante a celebração, a qual assistiram seis Bispos japoneses como parte de uma delegação de 60 pessoas, a Conferência de Bispos do Japão doou à Catedral de Manila um pedaço da roupa do Beato. A relíquia foi exposta para a veneração dos fiéis presentes. O Beato Takayama Ukon é o primeiro japonês a ser estudado pela Santa Sé em um processo individual, já que os demais Santos e Beatos japoneses foram até o momento mártires agrupados em quatro processos diante da Congregação para as Causas dos Santos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas