Gaudium news > Papa e Patriarca Greco-Melquita celebram Missa na Casa Santa Marta

Papa e Patriarca Greco-Melquita celebram Missa na Casa Santa Marta

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 14-02-2018, Gaudium Press) O Patriarca Youssef Absi encontra-se em Roma com os bispos do Sínodo Greco-Melquita em peregrinação ao túmulo de São Pedro depois de encerrado o Sínodo desta Igreja Oriental, no Líbano.

14-02-2018Papa e Patriarca Greco-Melquita celebram Missa na Casa Santa Marta.jpg

O Patriarca Youssef teve oportunidade de celebrar com o Papa Francisco em sua missa matutina celebrada na Casa Santa Marta, na terça-feira.

Na ocasião o Papa Francisco não pronunciou uma homilia, mas disse algumas palavras para explicar o significado da celebração:

“Nessa Missa nosso irmão, o Patriarca Youssef, pai de uma Igreja, de uma Igreja antiquíssima vem abraçar Pedro para dizer ‘estou em comunhão com Pedro'”, disse Francisco no final da Missa concelebração com o dirigente da Igreja da Antioquia Greco-Melquita.

O Pontífice explicou que aquela celebração significava “o abraço do Pai de uma Igreja com Pedro. Uma Igreja rica, com sua própria teologia, dentro da teologia católica, com sua própria liturgia maravilhosa e com um povo. Um povo que neste momento uma grande parte dele está crucificada, como Jesus”.

O Papa ainda disse que ofereciam aquela missa “por aquele povo que sofre, pelos cristãos perseguidos no Médio Oriente, que entregam suas vidas, seus bens, suas propriedades porque são expulsos”.
Francisco ainda disse que celebrava pelas intenções do “ministério de nosso irmão Youssef.

Patriarca Youssef Absi

O Patriarca Greco Melquita agradeceu ao Papa “pela linda missa de comunhão, em nome de todo o Sínodo de nossa Igreja greco-melquita católica.
“Pessoalmente, estou realmente comovido por sua caridade fraterna, pelos gestos de fraternidade, de solidariedade que demonstrou a nossa Igreja durante esta Missa. Prometemos mantê-la sempre em nossos corações, nos corações de todos nós, clero e fiéis, e sempre recordaremos este evento, estes momentos históricos, este momento que não posso descrever pelo belo que é: esta fraternidade, esta comunhão que une a todos os discípulos de Cristo. Obrigado, Santidade”.

No final da Missa o Patriarca agradeceu ao Santo Padre e, aceitando o convite do Papa, deram juntos a bênção final. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas