Gaudium news > O “jejum não está fora de moda”, relembra Bispo de Leiria-Fátima

O “jejum não está fora de moda”, relembra Bispo de Leiria-Fátima

Fátima – Portugal (Quinta-feira, 15-02-2018, Gaudium Press) “O jejum não está fora de moda. Numa sociedade de consumismo devorador não é mera questão de se privar de carne ou de comida, mas estilo de vida sóbrio”, destacou o Bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto, na sua mensagem para esta Quaresma, a qual recebeu o título de “Igreja em caminho rumo ao fogo da Páscoa”.

15-02-2018O ?jejum não está fora de moda?, relembra Bispo de Leiria-Fátima .jpg

Convite

A carta de Dom Antônio é um convite aos católicos das comunidades diocesanas a procurar um “estilo de vida sóbrio” durante a Quaresma, sublinhando a importância das propostas de solidariedade, esmola e jejum, além da oração e da penitência.

O Bispo apresenta este jejum como “importante ocasião de crescimento”, que “nos desperta e torna mais atentos a Deus e ao próximo”: “O jejum não está fora de moda. Numa sociedade de consumismo devorador não é mera questão de se privar de carne ou de comida, mas estilo de vida sóbrio”.

Só tristeza e austeridade…

O bispo de Leiria-Fátima diz que estes 40 dias da Quaresma não devem ser vistos como um período de “tristeza e de austeridade”.
“Ao contrário, é uma bela ocasião para um renascimento espiritual, pessoal, familiar e social”, prossegue.

Além disso, em sua carta, o Bispo de Fátima lança um alerta para as “mais variadas formas de violência, de injustiça, de pobreza imerecida, de desonestidade e corrupção, de solidão” que existem na sociedade de forma atuante e sem discrição.
Para Dom António, esses aspectos “São sintomas de um vazio espiritual, de uma mentalidade de indiferença em relação a Deus e ao outro”.

Remédio doce

Em sua carta aos diocesanos, o prelado lembra que a diocese propõe um “retiro popular”, para a Quaresma, este ano com o título ‘A Igreja, memória e missão’, de acordo com o tema do ano pastoral no centenário da restauração da diocese.

Além da oração e do jejum “remédio doce” para esta ocasião, o prelado diocesano lembra que este é o tempo favorável à partilha.

Durante o período quaresmal haverá a peregrinação diocesana a Fátima, no quinto domingo da Quaresma, a18 de março, com o lema ‘A alegria de ser Igreja em caminho com Maria’.

Dom António Marto ainda convida para a participação na “Jornada especial de oração e jejum pela paz”, convocada pelo Papa Francisco para 23 de fevereiro:
“Apelo a todos e conto com o empenho dos párocos e outros agentes pastorais, dos movimentos, associações e grupos laicais para que a jornada seja proposta o mais possível a todos e seja concretizada de formas criativas”, sugere.  (JSG)

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas