Gaudium news > Catedral de Madri acolhe Ciclo de Conferências Quaresmais

Catedral de Madri acolhe Ciclo de Conferências Quaresmais

Espanha – Madri (Quarta-feira, 21-02-2018, Gaudium Press) Com o propósito de acompanhar os fiéis no caminho Quaresmal, iniciado em 14 de fevereiro com Quarta-Feira de Cinzas, o Capítulo da Catedral da Almudena em Madri, em união com a Universidade Eclesiástica de São Dâmaso (UESD), iniciou um ciclo de conferências no templo catedralício, que será entregue todas as segundas-feiras.

Catedral de Madri acolhe Ciclo de Conferências Quaresmais.jpg

“Igreja: Anuncie a Jesus Cristo!” é o tema dos colóquios que começaram no dia 19 de fevereiro às 19h na sala capitular, com a participação de vários professores da UESD. A primeira conferência, ocorrida por conta de Miguel Ángel Medina Escudero, abordou o tema “para a Missão, a necessidade de encontro com Cristo”.

As seguintes práticas terão lugar no dia 26 de fevereiro com o tema “Nas entranhas da missão”, a cargo de Gabriel Richi Alberti; o dia 05 de março, abordando “Com os discípulos missionários”, por Jaime López Peñalva; em 12 de março, Antonio Ávila Blanco aprofundará sobre o tema “Com as armas para a missão”; e em 16 de março, o Vigário Episcopal de Evangelização, Carlos Aguilar Grande, abordará: “Anunciar o Evangelho em Madri. Plano Diocesano de Evangelização”.

A entrada às conferências é livre até que a capacidade total seja alcançada.

“Obrigado, Senhor, por nos dar este tempo de Quaresma”

Por ocasião do início da Quaresma, o Cardeal Carlos Osoro, Arcebispo de Madri, dirigiu uma mensagem na qual eleva uma ação de graças a Deus por este tempo litúrgico: “Obrigado, Senhor, por dar-nos este tempo de Quaresma para aprofundar ou voltar a esse caminho de renovação no qual nos encontramos contigo com mais força e se reativam em nossa vida passos seguros para que esse deixar-nos envolver pelo amor mesmo de Deus”.

Diz que é um tempo de graça, de 40 dias, “no qual podemos voltar a descobrir, viver e desenvolver o mais original do ser cristão, do discípulo de Cristo e membro da Igreja”.

O purpurado chama a realizar o caminho quaresmal, “com a convicção absoluta de que nossa conversão melhora o mundo. E o faz melhor porque assumimos o compromisso de voltar a seguir os passos do Senhor, a deixar-nos perguntar por Ele: ‘Que queres que faça por ti?’, e viver e relacionar-nos com os homens com o amor mesmo de Deus. Deixemos que seja o Senhor o que entra em nossa vida”.

Para isso, o Cardeal convida os madrilenhos a realizar o que chamou de “três mudanças de moedas”: “Mudai a moeda da volatilidade pela da oração, por um diálogo aberto e sincero com Deus (…) Mudai a moeda da fragmentação pela do jejum (…) Mudai a moeda da polarização pela da esmola”.

Ao concluir recorda que o tempo da Quaresma “nos permite viver mais uma vez a conversão do seguimento radical para Jesus Cristo”, e convida a ser ousados e valentes “para construir nossa vida e a história de homens com estas três moedas: a oração, o jejum e a esmola”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas