Gaudium news > A Igreja não pode mumificar-se, diz Papa no encerramento do Retiro de Quaresma

A Igreja não pode mumificar-se, diz Papa no encerramento do Retiro de Quaresma

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 23-02-2018, Gaudium Press) Concluídos os Exercícios Espirituais de Quaresma, pregados pelo sacerdote português Padre José Tolentino de Mendonça, o Papa Francisco agradeceu ao Padre português seu empenho na realização das meditações propostas nos cinco dias de retiro quando o Tolentino desenvolveu o tema “O elogio da sede”.

O Papa falou em seu nome pessoal e representando o pensamento todos os seus colaboradores presentes em Ariccia, na Casa “Divino Mestre”.

As palavras do Papa Francisco foram breves e aqui as reproduzimos trechos delas:

“Padre, gostaria de agradecer, em nome de todos, por este acompanhamento nesses dias, que hoje se prolongarão com o dia de oração e jejum pelo Sudão do Sul, o Congo e também a Síria.

Obrigado, Padre, por nos ter falado da Igreja, por nos ter feito sentir a Igreja, este pequeno rebanho. E também por nos ter advertido a não “diminui-lo” com as nossas mundanidades burocráticas!

Obrigado por nos ter recordado que a Igreja não é uma gaiola para o Espírito Santo, que o Espírito voa…
Também hoje existem os “Cornélios”, “centuriões”, “guardiões da prisão de Pedro” que vivem uma busca interior ou sabem também distinguir quando há algo que chama.

Obrigado por esta chamada a nos abrir sem medo, sem rigidez, para sermos suaves no Espírito e não nos mumificar nas nossas estruturas que nos fecham.

Obrigado, padre.

Continue a rezar por nós (…) “Somos homens! “, pecadores, todos. “

(Da Redação Gaudium Press, com informações RV)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas