Gaudium news > Cidade espanhola promove Via Sacra em Conventos de Clausura

Cidade espanhola promove Via Sacra em Conventos de Clausura

Espanha – Sevilha (Quarta-feira, 28-02-2018, Gaudium Press) Um ciclo especial de Via Sacra especial é vivido durante este tempo da Quaresma em Sevilha. Trata-se da “Via Sacra em conventos de clausura” que há vários anos realiza a Irmandade de Nossa Senhora da Antiga, com presença na cidade espanhola. O propósito é o de fomentar a prática da oração do “caminho da cruz” nas sextas-feiras do ano e promover uma aproximação entre as religiosas e os fiéis.

Cidade espanhola promove Via Sacra em Conventos de Clausura.jpg

“Literalmente, a Via Sacra significa ‘caminho da cruz’ e se representa mediante 15 imagens da Paixão que se chamam de ‘estações’. Ao rezá-la, recordamos e vivemos com amor e gratidão a paixão de Jesus. A Irmandade de Nossa Senhora da Antiga coordena e organiza mais um ano, por ocasião da Quaresma, uma série do Via Sacra que ocorre em alguns dos conventos de clausura da nossa Diocese”, destaca o portal “Sempre Adiante”, da Arquidiocese de Sevilha.

O ciclo da Via Sacra, que acontecerá todas as sexta-feira da Quaresma às 18h, começou no dia 16 de fevereiro, no Convento Santa Paula das Jerônimas. Na ocasião, como ocorrerá nos outros claustros, se abriram as portas ao público para compartilhar com os fiéis uma meditação sobre a Paixão e Morte de Jesus Cristo em preparação à Páscoa da Ressurreição.

Na última sexta-feira, 23 de março, a Via Sacra ocorreu no Mosteiro de Santa Inês das Clarissas. Os próximos serão realizados nos seguintes conventos: Santa Maria del Socorro de las Concepcionistas no dia 02 de março; São Clemente dos cistercienses, sexta-feira 09; a sexta-feira, 16 será nas Salesianas da Visitação; e na sexta-feira 23 em São Leandro das Agostinhas.

Tal como foi realizado nos anos anteriores, ao terminar o “caminho da cruz” em cada claustro, os fiéis poderão participar de uma exposição histórico-artística do templo de cada mosteiro, e em outras dependências do lugar, dando a possibilidade de adquirir produtos fabricados pelas religiosas de clausurada, como os doces conventuais. Além disso, tem lugar uma oferta para ajudar as necessidades de cada mosteiro.

Também está previsto para o dia 04 de abril uma “Via Lucis Pascual” ou Via Lucis que ocorrerá no Convento de Santa Ana. Através do “caminho da luz” se percorrem quatorze estações com Jesus Ressuscitado, recordando o caminho realizado por Jesus desde a Ressurreição até o Pentecostes.

A Irmandade da Antiga foi fundada em 09 de outubro de 1946 com o objetivo de apoiar as freiras do clausura, durante uma época de escassez e penúria que os conventos enfrentaram após a Guerra Civil Espanhola. Juntamente com este interesse, também se viu a necessidade de promover o valor que os mosteiros representam para o mundo graças à sua oração e entrega das religiosas.

A imagem titular da Irmandade é a Virgem da Antiga, uma tela de linho do século XVIII que se venera na Igreja Colegial do Divino Salvador de Sevilha. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas