Gaudium news > Réplica do Santo Sudário é exposta na Espanha

Réplica do Santo Sudário é exposta na Espanha

Espanha – Jerez (Terça-feira, 06-03-2018, Gaudium Press) Por ocasião dos 800 anos de história da Ordem das Mercês, cujo Jubileu começou no dia 17 de janeiro e se estenderá até janeiro de 2019, os Mercedários presentes em Jerez, na Espanha, realizaram um ato especial: a exposição de uma das réplicas do Santo Sudário que estão presentes no país europeu.

Trata-se de uma das três réplicas reconhecidas em toda a Espanha que foram tocadas pelo Sudário original de Turim, com o qual se acredita que Jesus foi envolvido após a Crucificação. Esta réplica é custodiada pelo mosteiro de Jerez desde o século XVII, segundo se relata em um comunicado o Serviço para a Comunicação dos Bispos do Sul da Espanha (ODISUR).

Réplica do Santo Sudário é exposta na Espanha.jpg

A exposição ocorreu no dia 04 de março com uma jornada de atividades em torno do mistério do Santo Sudário e dos oito séculos da Ordem Mercedária e sua presença em Jerez. Durante o dia os fiéis veneraram o ostensório que se preparou para a ocasião; e a partir das 18h30, houve a recitação das Cinco Chagas e uma Celebração Eucarística com a qual o ato foi encerrado.

Os mercedários de Jerez, segundo destacado no comunicado de imprensa da ODISUR, reconhecem que a réplica do Santo Sudário é uma relíquia, uma vez que foi tocada e depositada ao lado do Sudário de Turim. Embora a pintura da réplica não seja de grande qualidade, cujas cópias seguem as linhas do original, ela se conserva em bom estado; uma inscrição que se observa em um dos seus cantos, atesta que a réplica foi tocada no original de Turim.

E é que o Santo Sudário teve um vínculo especial com a Ordem das Mercês em Jerez, segundo destacado em uma investigação realizada pelo Centro de Estudos Históricos Jerezanos, que é citada pelo meio de comunicação dos Bispos do Sul da Espanha.

De acordo com os estudos, descobriu-se como muitos dos documentos escritos pelos historiadores referiam-se a um Sudário no Convento das Mercês, incluindo um inventário do confisco das Mercês datado de 1843. Ali se relata como a réplica da tela sagrada foi exposta publicamente em agosto e como tem estado presente na cidade sua devoção popular, já que as pessoas costumavam levar objetos para pessoas doentes que passavam sobre a tela.

Nos documentos também se mostra como se convocavam atos e cultos especiais em torno do Santo Sudário das Mercês; e que o culto foi perdido no século XIX. A réplica, que chegou à Jerez de Roma, permaneceu em uma urna que foi feita em 1849.

As outras duas réplicas presentes na Espanha estão em Torres de la Alameda, Madrid e no Mosteiro dos Silos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas