Gaudium news > "A missa é o sacrifício de Cristo, que é gratuito”, diz Papa

"A missa é o sacrifício de Cristo, que é gratuito”, diz Papa

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 07-03-2018, Gaudium Press) Nesta quarta-feira, o Papa Francisco realizou a Audiência Geral na Sala Paulo VI e, após o término dela, ele dirigiu-se até a Basílica de São Pedro para saudar outro grupo de fiéis e peregrinos que o aguardava.

07A missa é o sacrifício de Cristo, que é gratuito, diz Papa.jpg

Oração Eucarística

“Oração Eucarística”: este foi o tema da reflexão feita por Francisco nesta Audiência.
No contexto da liturgia da Santa Missa, a ‘Oração eucarística’ é feita após a apresentação do pão e do vinho e é o momento central da celebração.

A Oração Eucarística corresponde ao gesto de Jesus na última ceia, na quinta-feira Santa, com os Apóstolos.

O Papa explicou que nesta solene Oração, a Igreja expressa a comunhão com Cristo realmente presente no pão e no vinho consagrados.

Seu significado é que toda a assembleia de fiéis se una com Cristo ao magnificar as grandes obras de Deus e oferecer seu sacrifício:
na verdade, ‘o sacrifício de Cristo e o sacrifício da Eucaristia são um único sacrifício’, explicou.

“Prefácio” inicia a Oração Eucarística

A Oração Eucarística se inicia com o Prefácio.

O Prefácio é uma oração que expressa uma ação de graças a Deus especialmente pelo envio de seu Filho, nosso Salvador e que se conclui com a aclamação do Santo: Santo, Santo , Santo é o Senhor Deus dos exércitos, o Céu e a Terra proclamam Sua Gloria…
Hosana nas alturas….

Para Francisco, algo muito bonito que quando toda a assembleia une sua voz à dos Anjos e Santos para louvar e glorificar a Deus.

Após o “Santo”, se faz a invocação do Espírito para que com o seu poder, consagre o pão e o vinho.
O Papa afirma que Nosso Senhor foi muito claro nisso:

“Este é o meu corpo, este é o meu sangue”. Não devemos ‘estranhar’ isso: é a fé que nos ajuda a entender o mistério da fé, disse Francisco.

Celebrando a memória da morte e da ressurreição do Senhor, prossegue o Papa com sua explicação, a Igreja oferece ao Pai o sacrifício que reconcilia o céu e a terra.

É esta a graça e o fruto da Comunhão sacramental: nós nos nutrimos do Corpo de Cristo para nos tornarmos o seu Corpo vivo no mundo, disse.

A missa não é paga! Improvisa o Papa

Em um improviso, sem ler, o Santo Padre procurou acentuar a beleza da “Igreja que reza”.

Ensina Francisco que a Oração Eucarística pede a Deus que reconcilie todos os seus filhos na perfeição do amor, em união com o Papa e o Bispo, mencionados por nome, um sinal que celebramos em comunhão com a Igreja universal e com a Igreja particular.

A súplica é apresentada a Deus por todos os membros da Igreja; ninguém e nada é esquecido na Oração, mas tudo é reconduzido a Deus:

” Se alguma pessoa, parentes ou amigos que estão em necessidades, podem pedir, escrevendo ou em silêncio… a missa não se paga. É o sacrifício de Cristo, que é gratuito. A redenção é gratuita. Se quiser fazer uma oferta, pode, mas não é a pagamento “

Como participar melhor desta Oração

Para participar melhor desta Oração, prosseguiu Francisco, é preciso entender bem o seu significado.

Ela expressa tudo o que realizamos na celebração eucarística e nos ensina a cultivar três atitudes que nunca devem faltar nos discípulos de Jesus.

“Dar graças sempre e em todo lugar” e não apenas em certas ocasiões, quando tudo vai bem; “fazer de nossa vida um dom de amor” livre e gratuito; e “construir a concreta comunhão” na Igreja e com todos:

“Esta Oração central da Missa nos educa, pouco a pouco, a fazer de toda a nossa vida uma eucaristia”. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Vatican News)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas