Gaudium news > Natal celebra os 100 anos do seu segundo arcebispo metropolitano

Natal celebra os 100 anos do seu segundo arcebispo metropolitano

Natal – Rio Grande do Norte (Quinta-feira, 08-03-2018, Gaudium Press) A Arquidiocese de Natal renderá neste mês de março homenagens diversas ao centenário de nascimento de Dom Nivaldo Monte, segundo arcebispo metropolitano da história da Igreja potiguar.

Natal celebra os 100 anos do seu segundo arcebispo metropolitano (2).png

No próximo dia 15 de março, haverá o início de uma programação festiva, que se estenderá até 15 de março do ano seguinte.

As atividades começarão com uma Santa Missa, na Catedral Metropolitana, às 19h, presidida pelo Arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha.

Também estão previstas exposições, assim como sessão solene na Câmara Municipal e Assembleia Legislativa, lançamento de um selo comemorativo pelos Correios, publicação de um DVD contando a história de Dom Nivaldo e a criação de música e história em quadrinhos sobre a vida do sacerdote.

Natal celebra os 100 anos do seu segundo arcebispo metropolitano.jpgDom Nivaldo Edson do Monte nasceu em Natal. Logo cedo, fez seus estudos secundários no Seminário Menor de Natal, em 1931, ingressando na vida religiosa aos 13 anos.

Após encerrar sua formação em Filosofia e Teologia no Seminário Maior de Fortaleza, no Ceará, foi ordenado sacerdote em 12 de janeiro de 1941, pelo primeiro Arcebispo de Natal, Dom Marcolino Esmeraldo de Souza Dantas. Sua primeira Paróquia foi a de São Gonçalo, situada em São Gonçalo do Amarante.

Mais tarde, no dia 27 de abril de 1963, o religioso foi nomeado administrador apostólico de Aracaju, no Sergipe, pelo então Papa João XXIII. A sagração episcopal ocorreu em 21 de julho do mesmo ano, em Natal.

Em seguida, foi nomeado administrador apostólico de Natal, no dia 20 de abril de 1965, pelo Papa Paulo XVI e, depois, Arcebispo da Igreja potiguar, em 6 de setembro de 1967, tomando posse no dia 17 do mesmo mês. Renunciou ao governo arquidiocesano em 6 de abril de 1988.

Além de seus inúmeros trabalhos sociais realizados durante os anos em que esteve à frente da Arquidiocese, Dom Nivaldo foi autor dos livros “Formação do Caráter”, “A Dor” e “O Coração é para Amar”. Também foi o responsável por criar o movimento da Juventude Feminina Católica Brasileira de Natal.

No dia 10 de novembro de 2006, aos 88 anos, o prelado faleceu em consequência de problemas cardíacos. O corpo do segundo arcebispo de Natal encontra-se sepultado em Emaús, nos jardins do Mosteiro de Sant`Ana. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Natal

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas