Gaudium news > Rio de Janeiro celebra os 800 anos da Ordem dos Padres Mercedários

Rio de Janeiro celebra os 800 anos da Ordem dos Padres Mercedários

Rio de Janeiro (Sexta-feira, 09-03-2018, Gaudium Press) A Ordem dos Padres Mercedários celebra em 2018 seus 800 anos de fundação.

Rio de Janeiro celebra os 800 anos da Ordem dos Padres Mercedários.jpg

O Ano Jubilar, que teve início no último dia 17 de janeiro e será concluído no dia 17 de janeiro de 2019, recebeu uma mensagem especial do Papa Francisco, e contempla a indulgência plenária aos fiéis que fizerem peregrinação – com a passagem nas portas santas -, em igrejas confiadas aos padres mercedários.

O carisma mercedário nasceu no dia 1º de agosto de 1218, quando Pedro Nolasco – antes de ser proclamado Santo em 1628 pelo Papa Urbano VIII -, angustiado, rezava na Catedral de Barcelona, uma vez que suas economias haviam se esgotado, o que o impossibilitou de prosseguir com a libertação de cristãos presos por conta da fé que professavam.

“Carisma redentor”

O Frei Francisco Willams Xavier, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Guadalupe, Rio de Janeiro, explicou que os Mercedários no Brasil atuam em creches e colégios, além de exercerem trabalhos na Pastoral Carcerária.

“Temos uma casa terapêutica em Goiás para acolher dependentes químicos, uma vez que os vícios também são uma espécie de prisão, além dos trabalhos paroquiais, com a figura do Bom Pastor, mas também com o carisma redentor”, disse Frei Francisco Willams Xavier.

Para o pároco, “celebrar esses 800 anos significa celebrar uma obra que é por graça de Deus e que, durante tanto tempo, contribui com a Igreja através de seu trabalho redentor e libertador”.

Jubileu de 800 anos

Por ocasião do Jubileu de 800 anos da fundação, a Penitenciária Apostólica concedeu a abertura da Porta Santa e a indulgência plenária para os fiéis que estiverem em condições habituais, que são a confissão sacramental, a comunhão eucarística e a oração na intenção do Santo Padre. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas