Gaudium news > Igreja na Espanha celebra os 600 anos do falecimento de São Vicente Ferrer

Igreja na Espanha celebra os 600 anos do falecimento de São Vicente Ferrer

Espanha – Valência (Sexta-feira, 08-03-2018, Gaudium Press) Um encontro muito especial foi realizado entre a Diocese francesa de Vannes e a Arquidiocese de Valência, na Espanha; tudo por uma razão: o 6º Centenário da morte de São Vicente Ferrer. Ambas jurisdições eclesiais europeias estão vinculadas ao santo dominicano e se preparam para o Jubileu.

Segundo informou a Diocese de Valência em um comunicado de imprensa, uma delegação constituída por cerca de 50 pessoas procedentes da Diocese de Vannes, acompanhada por seu Bispo, Dom Raymond Centène e o Prefeito David Robo, visitou a cidade espanhola por ocasião dos eventos prévios à abertura do Ano Jubilar pelos 600 anos do falecimento do padroeiro de Valência, evento que começará em abril.

Igreja na Espanha celebra os 600 anos do falecimento de São Vicente Ferrer.jpg

A jurisdição francesa chegou à Valência para viajar durante uma semana aos lugares ligados à vida do também santo pregador e taumaturgo. Como parte desta turnê, a comitiva realizou uma visita na segunda-feira, 05, ao Arcebispo de Valência, Cardeal Antonio Cañizares, evento que ocorreu no salão gótico do Palácio Arcebispal.

“É motivo de alegria e gratidão que estejamos aqui juntos, na cidade onde o viu nascer”, disse o Cardeal, recordando também que é em Vannes, onde faleceu São Vicente Ferrer e se encontram seus restos mortais.

O purpurado aproveitou a ocasião para encorajar os fiéis franceses, assim como os valencianos, a conhecerem a figura do dominicano, especialmente o seu legado e ensinamentos, em uma época “em que necessitamos da unidade, evangelização e que o povo cristão volte a sentir a autêntica conversão”, expressou o Arcebispo de Valência.

Nesse sentido ele convidou para que o santo “não seja conhecido apenas por seus milagres, mas por toda sua pessoa tão atual e atraente para os tempos modernos”, e acima de tudo, “para os princípios e raízes da Europa”; e assim promover também a causa do doutorado universal de São Vicente Ferrer; desejo que está no Coração do Arcebispo de Valência e muitos fiéis.

O Bispo de Vannes também agradeceu ao Cardeal Cañizares pelo convite e a acolhida dos valencianos e indicou que na Diocese francesa também estão se preparando importantes eventos para recordar e trazer ao presente ao santo. “Não somente queremos destacar o tempo que passou em Vannes, antes de sua morte, mas todo o tempo que passou em terras francesas evangelizando ao país de Breton”, assegurou o prelado.

O Ano Jubilar do Padroeiro de Valência começará em abril e unirá às três Dioceses da Comunidade Valenciana: Valência, Segorbe-Castellón e Orihuela-Alicante; assim como a Diocese francesa.

São Vicente Ferrer nasceu em Valência no dia 23 de janeiro de 1350 e faleceu em Vannes em 05 de abril de 1419. Ele entrou na Ordem dos Pregadores -Dominicanos-, sendo conhecido por seu dom como pregador e também por inumeráveis milagres. Em sua missão evangelizadora percorreu o norte da Espanha, o sul da França, o norte da Itália e Suíça, deixando importantes frutos espirituais com a conversão de judeus e mouros; seus ensinamentos e escritos seguem sendo atuais. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas