Gaudium news > México: Antiga Basílica de Guadalupe é restaurada

México: Antiga Basílica de Guadalupe é restaurada

México – Cidade do México (Segunda-feira, 19-03-2018, Gaudium Press) Apesar dos fortes terremotos que afetaram o México, o Templo Expiatório a Cristo Rei, Antiga Basílica de Guadalupe, se encontra em perfeitas condições do ponto de vista estrutural. Isto é o que foi assegurado pelo capelão, Adrián Huertas Mora, que se referiu aos trabalhos de restauração que se adiantam no templo e compreendem, sobretudo, os acabamentos e adornos que se deterioraram ao longo dos séculos.

México Antiga Basílica de Guadalupe é restaurada.jpg

“A ornamentação que está sendo restaurada inclui todo o gesso e as pinturas monumentais que adornam suas paredes; as cúpulas pequenas e a grande, e todos os ornamentos do interior do templo, como é o caso dos capitéis que caíram com o passar dos anos”, afirmou o sacerdote, citado em comunicado de imprensa do Sistema de Informação da Arquidiocese do México (SIAME).

Dentre as obras de restauração que estão sendo realizadas atualmente, está uma das pinturas monumentais que se deterioraram devido ao escoamento da água ao longo dos anos; assim como a da cúpula dos profetas Joel, Jeremias, Oseias e Zacarias. Trabalho para o qual foi necessário o uso de andaimes, hoje apreciáveis no interior do templo.

“As paredes originais estão sendo resgatadas, e o gesso está sendo restaurado com folha de ouro; enfim, está sendo feito tudo o que falta. O coro já está restaurado. Em breve se seguirá trabalhando em cada uma das cúpulas”, disse o capelão da antiga Basílica de Guadalupe. Além disso, todas as lâmpadas monumentais estão sendo polidas e limpas. “Algumas já recuperaram seu brilho original”, comentou o Padre Huertas Mora.

Muito provavelmente, e no ritmo com que se trabalha atualmente, os trabalhos de restauração se completarão dentro de dois anos. Para o qual se conta com a contribuição de recursos próprios, graças a doações, ofertas, esmolas e estipêndios que os peregrinos doam, assim como os vizinhos do Templo Expiatório a Cristo Rei.

Também se contou com o apoio econômico do governo federal para a restauração da cúpula principal, que de acordo com o capelão, é o item mais custoso.

Além da restauração, também está sendo construída a casa sacerdotal na parte superior da sacristia do templo. “Já existem dois quartos com seus banheiros”, disse o sacerdote.

A Antiga Basílica de Guadalupe, hoje Templo Expiatório a Cristo Rei, começou a ser construída em 1695, sendo concluída em 1709. Seu arquiteto foi Pedro Arrieta, figura do barroco mexicano, que projetou a igreja para honrar a Virgem, sendo consagrada a Ela no dia 1º de maio desse ano. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas