Gaudium news > Aborto em Angola: Bispos evocam objeção de consciência

Aborto em Angola: Bispos evocam objeção de consciência

Luanda – Angola (Segunda-feira, 19-03-2018, Gaudium Press) Os Bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) apelam ás pessoas ligadas ao setor da saúde, médicos, enfermeiros e outros ligados ao trato com a defesa da saúde e da vida que evoquem o direito a objeção de consciência perante a despenalização do aborto.

Aborto em Angola- Bispos evocam objeção de consciência 19.jpg

O apelo em defesa da vida e da consciência está contido na nota pastoral apresentada no último dia 14 de março, em uma conferência coletiva de imprensa, na diocese do Namibe/Angola.
O ato marcou o encerramento da primeira plenária anual dos Bispos.

Contrariando normas do Governo

Os bispos da CEAST contrariam assim a proposta de Lei do executivo angolano que criminaliza o aborto mas prevê exceções, por exemplo, nos casos em que a gravidez resulta de violações e de incesto ou em ocasiões em que a vida do feto for inviável do ponto de vista médico.

Existem outras exceções, entre elas aquelas relacionadas com a vida da mulher grávida que a proposta de lei do governo angolano está acima do feto em formação.

Condenação do aborto

A nota da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé, os bispos condenam todas as formas de aborto.
Embora os bispos da CEAST saúdem a abertura do concurso público para a inserção de novo pessoal médico e para-médico, os prelados lamentam, contudo, o quadro deplorável de degradação no país, realçou Dom José Manuel Imbamba.

Movimento Carismático

Os prelados africanos manifestaram-se igualmente preocupados com os Movimentos Católicos carismáticos, por isso recomendaram maior acompanhamento, disciplina e rigor no cumprimento das regras canônicas para salvaguardar o espírito e a finalidade de tais movimentos. (JSG)

 

(Da Redação Gaudium Press, com informaçõs Vatican News)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas