Gaudium news > Brasília sedia 10ª edição da Via Sacra de Surdos

Brasília sedia 10ª edição da Via Sacra de Surdos

Brasília (Quarta-feira, 21-03-2018, Gaudium Press) Os fiéis da Capital Federal são convidados a participar no próximo sábado, 24 de março, da 10ª edição do espetáculo Via Sacra de Surdos. O evento que retratará o sofrimento da prisão, flagelação, condenação e crucificação de Jesus Cristo terá lugar na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Planaltina, a partir das 16h.

Brasília sedia 10ª edição da Via Sacra de Surdos.jpg

A representação teatral iniciará com a Santa Ceia, último encontro entre Jesus e os apóstolos, e após, recordará, em quatro horas e meia de duração, todo o trajeto percorrido pelo Filho de Deus carregando a cruz até chegar ao Monte Calvário. Conforme a organização, mais de 2 mil pessoas são esperadas para o evento.

O espetáculo, conforme explicou Lucas Joabs Mariano, um dos organizadores, será encenado em Língua Brasileira de Sinais (Libras) por atores surdos, com tradução simultânea para ouvintes, realizada por intérpretes. “E ainda contará com áudio descrição para os Deficientes Visuais”, informou.

Com mais de 250 pessoas envolvidas, o projeto conta com atores que apresentam graus e deficiências variadas, como surdez profunda, moderada ou severa, surdez e cegueira, surdez com deficiência física e surdez com deficiência intelectual.

Segundo Joabs, a encenação da Via Sacra de Surdos foi idealizada para promover a evangelização do surdo e de todos os envolvidos no projeto, assim como divulgar a cultura surda e proporcionar a inclusão social.

“Este projeto tem o objetivo de evangelizar e de inserir o surdo na sociedade. Através da Libras, nós levaremos a palavra de Deus ao conhecimento de todas as pessoas com surdez. E por meio dessa encenação, conseguimos levar ao conhecimento de todas as pessoas essa comunidade formada por indivíduos que, muitas vezes, são despercebidos ou reduzidos a ‘pobrezinhos’, mas que têm uma enorme capacidade para realizarem inúmeras coisas, só precisam de oportunidade para isso”, declarou.

Criada em 2009, a Via Sacra dos Surdos nasceu de um pequeno grupo pertencente à Pastoral Arquidiocesana dos Surdos de Brasília, que decidiu apresentar a Paixão de Cristo para pessoas com deficiência auditiva de diversas paróquias da Capital Federal. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Brasília

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas