Gaudium news > Quaresma: 100 mil peregrinos na 10ª edição da Vía Crucis Extremo

Quaresma: 100 mil peregrinos na 10ª edição da Vía Crucis Extremo

Cracóvia – Polônia (Sexta-feira, 23-03-2018, Gaudium Press) No último fim de semana, mais de 20 mil pessoas de nove países diferentes participaram da ‘Vía Crucis Extremo’, VCE.

23.Quaresma- 100 mil peregrinos na 10ª edição da 'Via Crucis Extremo'.jpg

Hoje, sexta-feira, 23 de março, mais de 60.000 penitentes de vinte países se unirão a eles em diferentes locais: Phoenix, na Rota dos Apaches, em Sydney, Amesterdã, Zborov, Madrid e Islândia, entre outros.

Os organizadores da iniciativa que nasceu há dez anos na Polônia, receberam uma carta do cardeal secretário de Estado Pietro Parolin, com a bênção para todos os participantes, que deverão percorrer até 40 km à noite, sozinhos, em rotas pré-determinadas.

Via Crucis Extremo

A Vía Crucis Extremo é uma iniciativa que busca uma forma de viver a espiritualidade adaptada ao século XXI, afirma padre Jacek Wiosna Stryczek, idealizador do projeto e criador do evento Szlachetna Paczka (Paquete Noble).

A VCE é inspirada na espiritualidade de São Francisco: muita alma com a plena participação do corpo.

O objetivo dessa Via Sacra é uma renovação espiritual durante a Quaresma, percorrendo um mínimo de 40 km de rotas noturnas, em completo silêncio e concentração.

O VCE é uma antiga tradição eclesiástica, é uma espiritualidade que une corpo e alma, porque não podemos esperar que nossa alma (que nós não podemos ver) esteja em boa forma se nós negligenciamos nosso corpo, explicam os organizadores. É também uma excelente solução para aqueles que trabalham duro e não encontram tempo para si e para suas almas.

Esta Via Sacra oferece uma oportunidade para uma profunda reflexão sobre si mesmo, para cruzar a fronteira do hábito e sair da sua zona de conforto, espiritual e corporal.

O VCE é o oposto do estilo de vida definido como ‘couch potato’, isto é, sentado no sofá.
A ideia da Vía Crucis Extremo é levantar-se e colocar-se de pé, caminhar.
Como ele é sempre comemorado na época quaresmal, a caminho da Páscoa, este ano, a maioria dos penitentes estará a caminho nesta sexta-feira, 23 de março.

A caminhada tem seu início com uma Missa celebrada por volta das 20 horas. Depois da Missa os participantes seguem para as rotas escolhidas previamente.

No site mantido pelos organizadores, ( www.edk.org.pl ) estão apresentados mais de 600 rotas para serem escolhidas, tanto na Polônia como em outras partes do mundo.

Via Crucis Extremo: 10ª edição

A Via Crucis Extremo nasceu em 2009 a partir da pastoral acadêmica que o Pe. Jacek Stryczek dirige, em Cracóvia.

Foi uma resposta encontrada na procura de caminhos de uma devoção a ser vivida no século XXI com seus contrastes e dificuldades de todo ordem. Uma maneira encontrada por pessoas que desejam combinar a prática do Evangelho dentro do mundo moderno na vida religiosa, familiar e empresarial.

O cardeal Stanis?aw Dziwisz deu um grande impulso ao VCE, e o núncio apostólico na Polônia, o arcebispo Celestino Migliore, também participou e promoveu o evento.

O projeto também conta com o apoio do atual arcebispo de Cracóvia, Marek J?draszewski.

Os Números da VCE

-Início: 2009, esta já é a 10ª edição
-Distância dos trechos das rotas: de 40 a 133 quilômetros
-Em 2017: 60.000 participantes na Polônia e no mundo
-Em 2018: até 100.000 participantes
-Países onde a iniciativa já chegou: Austrália, EUA, Noruega, Bélgica, Inglaterra, Alemanha, República Tcheca, Espanha, Islândia, Áustria, Eslováquia, Ucrânia, Irlanda, Escócia, País de Gales, Canadá, Romênia, Israel, Suécia, Hungria, Suíça, Lituânia, França, Luxemburgo. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Vatican News e www.edk.org.pl)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas