Gaudium news > Como obter uma Indulgência Plenária na Quinta-feira Santa?

Como obter uma Indulgência Plenária na Quinta-feira Santa?

Na Quinta-Feira Santa é possível receber a indulgência plenária rezando um hino composto por São Tomás de Aquino.

Santa Ceia quinta feira santa

Redação (Quinta-feira, 06/04/2023 09:11, Gaudium Press) A Quinta-feira Santa, quando se comemora a Última Ceia do Senhor, é a festa católica que dá abertura ao Tríduo Pascal; o momento central da Semana Santa que traz ao presente o mistério da Redenção, com a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

A este respeito, o Manual de Indulgências Enchiridion Indulgentiarum da Penitenciaria Apostólica, especifica: “Ao fiel cristão que reze piedosamente as estrofes mencionadas lhe é concedido a indulgência parcial. A indulgência será plenária na Quinta-feira Santa, após a Ceia do Senhor e na ação litúrgica da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo”. Neste dia é possível obter a Indulgência Plenária ao rezar com devoção o Tantum Ergo, últimas estrofes do hino Pange lingua composto por São Tomás de Aquino, a pedido do Papa Urbano IV, para celebrar a instituição da solenidade de Corpus Christi.

São Tomás de Aquino

O Tantum Ergo – Tão Sublime Sacramento

O “Tantum ergo” (Tão Sublime Sacramento) é assim recitado, de acordo com o Ritual da Sagrada Comunhão, números 158 e 164:

Tão sublime Sacramento, adoremos neste altar
Pois o Antigo Testamento deu ao Novo seu lugar
Venha a Fé, por suplemento, os sentidos completar
Ao eterno Pai cantemos e a Jesus, o Salvador
Ao Espírito exaltemos, na Trindade Eterno Amor
Ao Deus Uno e Trino demos a alegria do louvor
Amém.

V /. Do céu lhes destes o pão.
R /. Que Contém todo Sabor.

Rezemos: Ó Deus, que neste admirável sacramento nos deixastes o memorial da vossa paixão, pedimos que nos conceda venerar de tal modo os sagrados mistérios do vosso corpo e do vosso sangue, que experimentemos constantemente em nós o fruto da vossa redenção. Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém

Na quarentena, os católicos africanos estavam ansiosos para poder voltar à celebrar juntos a Eucaristia, maior tesouro que Jesus deixou para a Igreja.

Condições para se lucrar a Indulgência Plenária

Para obter a Indulgência Plenária é necessário também cumprir as seguintes condições: ter a disposição interior de desapego ao pecado, inclusive venial, receber o perdão de Deus através da confissão sacramental 20 dias antes ou depois realizar o ato para a indulgência; receber a Sagrada Comunhão, de preferência participando da Santa Missa, e rezar pelas intenções do Papa com um Pai Nosso e uma Ave Maria.

Indulgências na Sexta-Feira Santa e no Sábado Santo

Mas não é só na Quinta-feira Santa que se pode lucrar a Indulgência Plenária. Durante a Semana Santa também existem datas importantes para receber este presente do céu: como visitar por um espaço de meia hora o Santíssimo Sacramento no Monumento após a celebração da Ceia do Senhor na quinta-feira; assistir piedosamente à adoração da Cruz em comemoração da Paixão do Senhor e participando piedosamente da Via Sacra na Sexta-Feira Santa; rezar o Santo Rosário com duas ou mais pessoas no Sábado Santo e assistir a celebração da Vigília Pascal neste mesmo dia à noite. Todos, com as mesmas condições estabelecidas podem obter a Indulgência Plenária. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas