Gaudium news > Cruz luminosa permanecerá acesa durante a Semana Santa na Espanha

Cruz luminosa permanecerá acesa durante a Semana Santa na Espanha

Espanha – Callosa de Segura (Quarta-feira, 28-03-2018, Gaudium Press) Teresa Agulló, a idosa que se tornou representante dos moradores de Callosa de Segura que se opuseram ativamente à demolição de uma Cruz de forma irregular, anunciou que a projeção da imagem da cruz sobre a fachada do templo onde costumava se encontrar permanecerá acesa durante a Semana Santa.

Cruz luminosa permanecerá acesa durante a Semana Santa na Espanha.jpg

“A iniciativa foi uma ideia que surgiu entre todos. Até nós estamos surpresos com a ideia. Nunca teríamos pensado que teria tanta repercussão”, relatou Agulló à agência de notícias ‘Actuall’. “O pároco não deu permissão para poder projetar a luz sobre a parede da igreja. Não pensamos que uma Cruz de luz, que é algo intangível, fosse incomodar tanto. Além disso, não tem nenhuma inscrição”.

A Cruz é projetada a partir de uma das sacadas e permite recordar a localização do monumento original. A Cruz de Callosa, depois de ser protegida durante vários meses pelos vizinhos, foi finalmente demolida na operação surpresa às 04h da manhã do mesmo dia em que seria anunciada uma sentença do Supremo Tribunal que protegia o monumento. Para o momento do anúncio da sentença a Cruz já não se encontrava em seu lugar e as autoridades judiciais simplesmente ordenaram que se guardasse de maneira adequada, de forma que pudesse ser reedificada se as autoridades judiciais assim ordenassem.

A reação da Câmara Municipal diante da projeção da cruz de luz foi impôr uma multa ao proprietário do local de onde se projeta por um valor de 100 euros por dia. A sanção não parou a iniciativa dos vizinhos e inclusive poderia se dizer que a encorajou. “A colocamos até o final da Quaresma e até o Domingo da Ressurreição. Depois deixaremos de pô-la. Mas no próximo ano voltaremos a colocá-la”, comentou a residente. “Já fica como uma recordação porque não a temos palpável. Embora esperemos que a Justiça a devolva ao seu lugar”.

“No dia em que removeram a cruz fomos dormir às 07h da manhã, chorando, depois de sofrer vendo como serravam a Cruz. E o vídeo que tiraram deles comemorando enquanto as pessoas estavam chorando… Uma pena”, lamentou Agulló, que indicou que apresentará um recurso para enfrentar as 12 multas das quais foi notificado até agora. Além disso, explicou que a prefeitura acendeu algumas luzes que se encontram no mesmo prédio e que foram instaladas para as festividades de São Roque para tentar neutralizar a projeção da Cruz. Isso provaria que fazer projeções de luz sobre o templo não representa um motivo para sanção nenhuma. “Enquanto isso, o prefeito envia pessoas para ver se me convencem. Mas não conseguirá. E ainda há muitas pessoas que nos apoiam”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas