Gaudium news > No Ano do Laicato, Santuário de Aparecida acolhe encontro de leigos

No Ano do Laicato, Santuário de Aparecida acolhe encontro de leigos

Aparecida – São Paulo (Terça-feira, 03-04-2018, Gaudium Press) Neste ano de 2018, os fiéis brasileiros celebram o Ano do Laicato. Em vista desta ação, o Santuário Nacional de Aparecida organiza o encontro intitulado “Leigos e Leigas na Casa da Mãe”, com a intenção de oferecer um momento de formação para contribuir com a missão dos leigos na Igreja e na sociedade.

No Ano do Laicato, Santuário de Aparecida acolhe encontro de leigos.jpg

De 19 a 20 de maio, os católicos serão convidados a participar das atividades do evento, que terão lugar na Basílica e no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida.

Entre os responsáveis por conduzir as temáticas e discussões da reunião está o Secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida em Roma, Padre Alexandre Awi Mello.

Sobre o evento, o reitor do Santuário de Aparecida, Padre João Batista de Almeida, destacou ser importante a participação dos leigos em várias frentes.

“O leigo está em várias situações, como por exemplo, na igreja, envolvido nas várias Pastorais e ele também está na sociedade, como na política, então há muitas tarefas onde o leigo está atuando e essas oficinas têm o objetivo de contribuir com os trabalhos dos leigos em sua comunidade e em sua cidade”, disse o Padre João Batista.

A programação do encontro “Leigos e Leigas na Casa da Mãe” terá a realização de oficinas simultâneas no dia 20, das 10h ao 12h, com base nas temáticas Família, Catequese, Líderes na Igreja, Defesa da Vida e Deus é Jovem.

Por sua vez, o Padre Alexandre Awi conduzirá a palestra de abertura do evento em 19 de maio, às 15h, sobre o tema “Uma Leiga Chamada Maria”, apresentando Maria Santíssima como modelo de missão leiga na Igreja.

Conforme o reitor do Santuário de Aparecida, “todos os palestrantes são pessoas envolvidas diretamente com cada temática, tendo como propósito trazer um pouco das suas vivências para os participantes”.

“Ao final das oficinas, uma síntese das discussões será apresentada durante a plenária para envolver todos os presentes no encontro e motivar suas ações”, explicou.

Já no dia 20, às 7h, a Escola de Maria – catequese que acontece nos fins de semana no Altar Central – será realizada pelo Secretário do Dicastério para os Leigos. Na ocasião, será abordado o Ano do Laicato destacando Maria leiga, discípula e modelo de vida cristã.

Em seguida, os participantes do encontro celebrarão ação e graças na Santa Missa das 8h, com o Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, e o reitor do Santuário, Padre João Batista. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações do portal A12

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas