Gaudium news > Na Bahia, fiéis celebram os 273 anos da Devoção do Senhor do Bonfim

Na Bahia, fiéis celebram os 273 anos da Devoção do Senhor do Bonfim

Salvador – Bahia (Quarta-feira, 04-04-2018, Gaudium Press) No próximo dia 18 de abril, os fiéis soteropolitanos comemoram os 273 anos da Devoção do Senhor do Bonfim. Os festejos serão antecipados e acontecem a partir deste sábado, 7 de abril.

Na Bahia, fiéis celebram os 273 anos da Devoção do Senhor do Bonfim.jpg

Na ocasião, haverá às 17h a missa mensal dedicada ao grupo católico, que foi responsável pela construção e manutenção da Basílica Santuário do Nosso Senhor do Bonfim, bem como pelo desenvolvimento da região de Itapagipe.

Criada em 1745 por um grupo de leigos católicos, a Devoção do Senhor do Bonfim tem como intuito de propagar no Brasil o culto ao Senhor do Bonfim e a Nossa Senhora da Guia.

Teodhósio Rodrigues Farias foi o responsável pela fundação do movimento. Naquela época, o capitão da Marinha Mercante portuguesa, após salvar-se de um naufrágio, fez promessas de construir um templo inspirado na igreja existente na cidade de Setúbal, em Portugal.

Francisco José Pitanga Bastos, o 95º juiz da devoção, revelou que a irmandade, hoje com 126 membros, é proprietária e responsável pelo conjunto arquitetônico, tombado pelo Patrimônio Nacional.

“A Devoção cuida das imagens, promove o culto ao Senhor do Bonfim, gerencia o centro administrativo, centro comunitário e um conjunto de empreendimentos no entorno do santuário”, explicou Francisco. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Salvador

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas