Gaudium news > Arcebispo discute reforma em tradicional Igreja de São José, no Recife

Arcebispo discute reforma em tradicional Igreja de São José, no Recife

Recife – Pernambuco (Quinta-feira, 05-04-2018, Gaudium Press) Na Igreja Matriz de São José, no bairro de mesmo nome, no centro do Recife, o Arcebispo Dom Fernando Saburido, acompanhado do vigário geral arquidiocesano, Padre Luciano Brito, fez uma visita ao templo para verificar os danos causados no decorrer dos anos à construção histórica de estilo neoclássico.

Arcebispo discute reforma em tradicional Igreja de São José, no Recife.jpg

O Padre José Augusto Esteves, que está à frente da paróquia há 48 anos, acompanhou a visita, que teve ainda a participação de representantes da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Ao discutir com os membros da Fundarpe as reais condições do templo, que está fechado desde o ano de 2013, quando parte do teto desabou devido a uma infestação de cupins, Dom Saburido declarou ser “importante discutir com um staff qualificado sobre as melhores soluções para a restauração e preservação da igreja, que tem um valor real que excede o material: é a história da fé de uma cidade e de um povo”.

A última intervenção na igreja foi a manutenção da coberta, em 1993, quando foram trocadas 15 mil telhas.

Nos próximos dias, a Fundarpe enviará um ofício à Arquidiocese recomendando ações emergenciais, como o recolhimento dos bens móveis (imagens e mobiliário) para proteção.

“Diante das condições do teto, é prudente preservar o acervo de qualquer dano”, afirmou Márcia Souto, presidente da fundação. “As peças devem ficar em local seguro, longe de possíveis desabamentos e de umidade”, completou.

Após o fechamento da igreja há cinco anos, o Padre José Augusto vem celebrando missas, solenidades e festas na Igreja do Santíssimo Sacramento, no bairro Boa Vista.

Durante o encontro entre Arquidiocese e Fundarpe, o pároco, satisfeito com a postura do Arcebispo Dom Saburido, ressaltou sua confiança no Padroeiro: “confio em São José, que é um grande carpinteiro. Espero que, quem vier, venha com espírito de reconstruir, porque a igreja é mais do povo do que minha”.

Arcebispo discute reforma em tradicional Igreja de São José, no Recife (2).jpg

Tombada pelo governo estadual em 27 de julho de 2017, a Igreja Matriz de São José está localizada nas imediações do Forte das Cinco Pontas, sendo o único templo em estilo neoclássico do centro do Recife. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Olinda e Recife

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas