Gaudium news > 56ª edição da Assembleia Geral tem início na próxima semana

56ª edição da Assembleia Geral tem início na próxima semana

Aparecida – São Paulo (Sexta-feira, 06-04-2018, Gaudium Press) Na próxima semana, tem início na cidade de Aparecida, em São Paulo, a 56ª edição da Assembleia Geral da CNBB. Entre os dias 10 e 12 de abril, os participantes do evento refletirão o seguinte tema central: “Diretrizes para a Formação de Presbíteros”.

56ª edição da Assembleia Geral tem início na próxima semana.png

Recentemente, um grupo formado por bispos e peritos se reuniu na sede da CNBB, em Brasília, para consolidar o texto enviado aos demais prelados antes da assembleia.

A “Ratio Fundamentalis Instituitionis Sacerdotalis” é um dos documentos considerados pela equipe que concede pistas para a formação de seminaristas e do clero da Igreja. Publicado em 8 de dezembro de 2016, atualiza as orientações de 1985 e explicita às igrejas locais como realizar a formação dos futuros presbíteros e a necessidade de formação permanente.

Segundo o bispo auxiliar de São Paulo, Dom José Roberto Fortes, também membro da equipe preparatória do texto, os futuros padres devem ter um “coração semelhante ao coração de Cristo, o Coração do Bom Pastor”, além de serem “homens misericordiosos, que tenham espírito de serviço, se dediquem com todo seu ser a serviço da evangelização, tenham amor pelo povo, forme comunidades maduras e adultas na fé e colaborem com a graça de Deus para o advento do reino”.

Após a aprovação final pelo episcopado brasileiro em sua 56ª Assembleia Geral, o texto segue para o Clero do Vaticano para ser referendado e, assim, se tornar um documento da CNBB que orientará a formação de novos presbíteros no Brasil.

Dom Jaime Spengler, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB e um dos responsáveis pela elaboração do texto, afirmou que o novo presbítero, a ser buscado pela Igreja no Brasil, necessita ter as seguintes características:

“Homens verdadeiramente apaixonados pelo Evangelho do crucificado-ressuscitado, homens entusiasmados pela proposta do Reino e, por isso capazes, de se lançar generosamente no trabalho apostólico”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas