Gaudium news > Penitenciaria Apostólica promove Congresso para jovens em Roma

Penitenciaria Apostólica promove Congresso para jovens em Roma

Itália – Roma (Terça-feira, 10-04-2018, Gaudium Press) Entre os dias 26 e 27 de abril, a Penitenciaria Apostólica vaticana realizará em Roma o Congresso “Confissão, jovens, Fé discernimento vocacional”.

As jornadas de trabalho, que se desenvolverão através de várias conferências, serão abertas às 09h30 do dia 26 de abril pelo Cardeal Mauro Piacenza, Penitenciário Maior, que pronunciará a conferência inaugural em torno do tema central do encontro.

Penitenciaria Apostólica promove Congresso para jovens em Roma.jpg

Às 10h15 intervirá Salvatore Martínez, presidente para Itália do ‘Movimento da Renovação no Espírito Santo’, que falará sobre “A dificuldade e a urgência de viver e confessar a Fé hoje”. Posteriormente, às 11h15, Chiara Amirante, fundadora e presidenta da Comunidade Novos Horizontes, abordará a conferência “‘O que buscais?’ (João 18, 4) Jovens em busca do sentido de sua vida”.

A tarde estará marcada por dois colóquios: o que oferecerá Dom Flavio Placida, da Pontifícia Universidade Urbaniana, sobre “A Igreja anunciadora de conversão e sinal de reconciliação”, inspirado na ‘Lumen gentium’; e o que presidirá o Padre Joseph Carola, SJ, da Pontifícia Universidade Gregoriana, com o tema “Mestre bom, o que devo fazer para herdar a vida eterna?”, tomado de Marcos 10, 17.

O primeiro dia do Congresso será concluído com o testemunho de conversão de Claudia Koll, assim como o testemunho de Dom Sergio Billi.

Os trabalhos retomarão às 09h30 da sexta-feira, 27 de abril, com a prática “Trazei aqui o vestido mais belo. Caminho na dignidade real”, que oferecerá Luca Ferrari, do grupo ‘Jovens e Reconciliação’. Depois, às 10h15, o Padre Antonio María Sicari, OCD, do Movimento Eclesial Carmelitano, dará a palestra “Os Santos e a Confissão: O sacramento da esperança”; e às 11h15, Frei Aleceo Graziolu, TOR, da Pontifícia Universidade Antonianum, falará sobre: “Da conversão à vocação: o sacramento da Reconciliação e o discernimento vocacional.

O segundo dia se encerrará com a palestra “Explicar a Fé com arte”, que será ministrada às 12h pela Irmã Gloria Riva, da Comunidade Monjas da Adoração Eucarística; e as conclusões que apresentará Dom Krzysztof Nykiel, Regente da Penitenciaria Apostólica.

A participação do Congresso é livre e gratuita, inscrevendo-se previamente, antes do dia 21 de abril, no website www.penitenzieria.va.

O evento ocorrerá em sintonia com as diversas iniciativas que se desenvolverão no Vaticano em preparação ao próximo Sínodo dos Jovens, que levará por tema “Os jovens, a Fé e o discernimento vocacional”; como foi a recente Reunião Pré-sinodal, realizada em Roma de 19 a 24 de março com a participação de 300 jovens de várias partes do mundo.

Na ocasião, os jovens apresentarão várias propostas para o Sínodo. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas