Gaudium news > Vaticano convida fiéis a peregrinarem a Fátima e Compostela

Vaticano convida fiéis a peregrinarem a Fátima e Compostela

Itália – Roma (Quinta-feira, 12-04-2018, Gaudium Press) A Obra Romana das Peregrinações conhecida como a agência de viagens do Vaticano, está preparando para o mês de maio uma peregrinação especial entre os dias 07 a 14 de maio. Trata-se da rota “Fátima e Santiago”, para percorrer o santuário mariano e visitar Santiago de Compostela, epicentro do caminho jacobino.

Vaticano convida fiéis a peregrinarem a Fátima e Compostela 1.jpg

A peregrinação, posta em marcha em 2017 por ocasião do centenário das aparições de Fátima, é retomada neste ano de 2018, unindo os dois importantes santuários: o de Nossa Senhora de Fátima e a Catedral onde repousam os restos mortais do Apóstolo Santiago.

“Te convidamos a percorrer os caminhos que milhões de peregrinos durante anos atravessaram, na Espanha e Portugal, para renovar a própria Fé”, assinalam a partir da ORP.

“A visita de Fátima, te permitirá conhecer os lugares sagrados nos quais Lúcia, Francisco e Jacinta encontraram a ternura de Nossa Senhora e que contam, há cem anos, histórias de devoção e de Fé”, prossegue a Obra Romana, destacando o Santuário português.

Depois se refere à experiência de Santiago de Compostela e ao Caminho de Santiago: “A experiência do peregrino poderás vivê-la também percorrendo a pé, em oração ou sendo guiados por um de nossos assistentes, a última parte do Caminho de Santiago”.

A peregrinação se iniciará em Roma com a partida de avião até Lisboa, cidade onde se poderá visitar o Mosteiro dos Jerônimos, que foi construído pelo Rei Manuel I para celebrar o retorno do navegante português Vasco da Gama; assim como a Catedral, a Torre de Belém, e a Igreja de Santo Antônio de Pádua, casa natal do Santo.

De Lisboa, os peregrinos se dirigirão ao Santuário de Fátima para permanecer na cidade portuguesa por três dias. Ali visitarão e poderão orar nos lugares vinculados com as aparições, como a Capela das Aparições, onde poderão recitar o Santo Rosário; Os Valinhos, onde apareceu o Anjo em 1916 e Nossa Senhora no dia 19 de agosto de 1917; Aljustrel, povoado natal dos três pastorinhos; assim como a paróquia de Fátima onde os videntes foram batizados; o Museu do Santuário, o Santuário do Rosário e a Basílica da Santíssima Trindade, entre outros.

Para o quarto dia, está previsto partir de Fátima ao Porto, onde se percorrerá a Catedral, a Igreja de São Francisco e a Torre dos Clérigos, que é símbolo da cidade. Dali se iniciará o caminho até Santiago de Compostela.

Vaticano convida fiéis a peregrinarem a Fátima e Compostela 2.jpg

No quinto dia da romaria, haverá uma visita guiada pelos lugares mais representativos da cidade, como a Praça do Obradoiro, o centro monumental, o Hospital Real, a Praça da Quintana, e a Catedral, onde repousam os restos mortais do Apóstolo Santiago Maior. Na parte da tarde, se partirá até Finisterre, que é o quilômetro zero do Caminho de Santiago, com parada no Santuário de Nossa Senhora da Barca de Muxía.

O último dia em Compostela se iniciará muito cedo com a visita ao Monte de Gozo, a partir de onde os peregrinos poderão realizar a pé a última parte do Caminho de Santiago, que compreende seis quilômetros.

Na parte da tarde, se partirá até Braga, para no dia seguinte visitar o Santuário de Bom Jesus do Monte. Já no caminho até Lisboa, antes de regressar a Roma de avião, se fará uma parada no convento onde viveu a Irmã Lúcia. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas