Gaudium news > Piauí celebra em maio a Festa da Invenção da Santa Cruz

Piauí celebra em maio a Festa da Invenção da Santa Cruz

Santa Cruz dos Milagres – Piauí (Sexta-feira, 13-04-2018, Gaudium Press) A tradicional Festa da Invenção da Santa Cruz começa a ser preparada na cidade de Santa Cruz dos Milagres. As celebrações acontecerão entre os dias 1º e 3 de maio, tendo o Santuário de nome homônimo como ponto central dos festejos.

Piauí celebra em maio a Festa da Invenção da Santa Cruz.jpg

A primeira das três grandes romarias que acontecem todos os anos no município, a Invenção da Santa Cruz dos Milagres notabilizou-se como “uma festa tão popular, que os devotos chegam com três a quatros dias de antecedência e se dedicam às orações”. “A tradição que conquistou gerações é prova de que continua firme a devoção dos fiéis”, explicou o reitor do Santuário, Padre Raniery Alencar.

As atividades terão início às 6h com uma procissão partindo do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, seguido de café partilhado no pátio da Igreja. Depois, às 9h, ocorre a missa e bênção dos trabalhadores no Santuário. E à tarde, às 15h, haverá a acolhida dos romeiros e a Celebração da Cruz, na Igreja Matriz.

No segundo dia, a programação continua com a realização de missas às 7h (Igreja Matriz), 9h (Santuário) e às 11h (Santa Missa). Às 15h, os fiéis acompanharão a celebração da Cruz, e às 19h, a recitação das 100 Ave-Marias. O encerramento dos festejos acontece com a Adoração ao Santíssimo Sacramento, que tem previsão de início às 22h e segue até às 5h, na Igreja Matriz.

No último dia, 3 de maio, será realizado às 6h o Exercício Espiritual da Invenção da Santa Cruz e Santa Missa, no Novo Santuário. Às 11h, ocorre nova cerimônia. No período vespertino, às 14h, a Celebração da Cruz, e às 15h, celebração eucarística na Igreja Matriz. E à noite, às 19h, o público participa de cerimônia com a presença da comunidade local e lojistas.

De acordo com o vice-reitor do Santuário de Santa Cruz dos Milagres, Padre Valdiano Araújo, os dias que antecedem o evento são cercados de expectativas por parte dos fiéis. “Essa é uma experiência belíssima que todos os anos aguardamos e experimentamos com muita alegria. É um momento de grande expressão da nossa fé. São dias de profunda comunhão com Cristo por meio desta devoção que ultrapassa gerações. E por isso existe essa preparação especial para acolher os milhares de devotos”, disse. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Teresina

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas