Gaudium news > Curso para restauração de Catedrais é oferecido na Inglaterra

Curso para restauração de Catedrais é oferecido na Inglaterra

Inglaterra – Londres (Segunda-feira, 16-04-2018, Gaudium Press) A Inglaterra conta com um dos programas educativos mais particulares e especializados do mundo: o ‘Cathedrals Workshop Fellowship’, um curso de aprendizagem na arte da cantaria -o trabalho da pedra e seu uso em construção- para uma adequada restauração das catedrais históricas do país. Durante o programa, que conta com o patrocínio do Príncipe de Gales, os estudantes aprendem a teoria e a prática desta antiga arte e tem a oportunidade de trabalhar em primeira mão em projetos de restauração em edifícios religiosos existentes.

Curso para restauração de Catedrais é oferecido na Inglaterra 1.jpg

Apesar dos estudos estarem inicialmente dirigidos de maneira exclusiva aos canteiros aprendizes, se envolvem outras especialidades como carpintaria e elétrica devido as necessidades dos templos. Como explicou Steve Buchan, eletricista principal da Catedral de Canterbury em diálogo com ‘Christian Today’: “Tenho visto muitos erros cometidos por contratistas, desde engenheiros de alarmes de incêndio até encanadores. Não é porque eles não conheçam seu ofício, simplesmente não entendem o conjunto destes edifícios”, comentou. “Eles perfuram através de muros do século XII que não deveriam e esses tipos de erros são irreversíveis. Estão custando nossa história”.

O programa de formação emite uma graduação validada pela Universidade de Gloucestershire e vincula seus aprendizes a trabalhos em nove catedrais participantes durante um período de dois anos acadêmicos. Os estudantes recebem formação e experiência e ofertam trabalho nas restaurações reais que empregam os mesmos métodos de cantaria clássica usados para a construção original dos templos. Desta maneira, as restaurações são feitas de maneira cuidadosa e com mão de obra especializada.

Curso para restauração de Catedrais é oferecido na Inglaterra 2.jpg

“É agradável ter esta graduação, mas o privilégio real tem sido aprender mais sobre meu ofício e ser capaz de contribuir com a conservação destes surpreendentes edifícios que são desfrutados por tantas pessoas. Na realidade me sinto parte de uma irmandade”, indicou um dos alunos a ‘Christian Today’. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas