Gaudium news > “Inverno Demográfico”: “é tempo de agir contra”, defende Associações Familiares Católicas da Europa

“Inverno Demográfico”: “é tempo de agir contra”, defende Associações Familiares Católicas da Europa

Lisboa – Portugal (Terça-feira, 17-04-2018, Gaudium Press) A Federação das Associações Familiares Católicas na Europa (FAFCE), que esteve reunida em conselho de presidência em Viena, na Áustria, sublinha a necessidade de políticas nacionais que combatam o atual “inverno demográfico”.

17'Inverno Demográfico'- é tempo de agir contra, defende Associações Familiares Católicas da Europa.jpg

Num comunicado distribuído à imprensa, a Federação alerta para uma “urgência silenciosa que diz respeito a todos os países europeus” e defende a importância de cada nação tomar “consciência” e “agir” perante este problema, a vários níveis.

Medidas

Desde o desenvolvimento de medidas que reconheçam o papel “único, fundamental e insubstituível da família na sociedade”, e que a coloquem “no centro das políticas nacionais”. Até à implementação de soluções que não se fiquem pelo “simples apoio social”, mas que apontem “para o futuro numa sociedade cada vez mais envelhecida” e que tenham em particular atenção os mais novos.

Hoje, muitos jovens mostram-se disponíveis para “construir uma família com vários filhos mas, frequentemente, são desencorajados por políticas inadequadas e individualistas hostis à família”, diz o comunicado.

Associação Famílias

A Associação Famílias, de Portugal, é uma das subscritoras deste documento saído da reunião de Viena.
Carlos Aguiar Gomes, seu atual presidente, realça uma matéria em que, para ele, Portugal “infelizmente, toma a dianteira”.

Para Aguiar Gomes, “Portugal vive uma hecatombe demográfica, desde 1980 e os nossos políticos continuam a promover políticas demolidoras no campo da vida e da família”.
O dirigente da Associação lamenta ainda a “passividade” com que este contexto é encarado pela sociedade.

Ainda no mesmo comunicado, a Federação das Associações Familiares Católicas na Europa alerta também para a importância de não esquecer as populações mais idosas, coloca-se ao lado das vozes críticas à legalização da eutanásia.

Para aquele organismo de defesa da Família, importa “apoiar os cuidados paliativos e políticas de cuidados ao domicílio avançados, que protejam a dignidade de cada pessoa até à morte natural”.

Criada há mais de 20 anos, a Federação das Associações Familiares Católicas na Europa congrega atualmente instituições de 14 países, incluindo de Portugal, ao serviço da “sacralidade da vida”, promovendo a “aliança entre gerações”. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com Informações ECCELSIA)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas