Gaudium news > Cardeal Blázquez convida toda comunidade cristã a fomentar as vocações

Cardeal Blázquez convida toda comunidade cristã a fomentar as vocações

Espanha – Madri (Quarta-feira, 18-04-2018, Gaudium Press) “A causa das vocações sacerdotais concerne a toda Igreja presidida pelos Bispos. ‘Toda comunidade cristã tem o dever de fomentar as vocações e deve procurar antes de tudo através de uma vida plenamente cristã'”, foi um dos chamados que fez o Arcebispo de Valladolid e Presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Cardeal Ricardo Blázquez, durante o discurso inaugural com o qual deu abertura a 111º Assembleia Plenária do Episcopal Espanhol que ocorre em Madri desde o dia 16 de abril.

Ao saudar os seus irmãos no episcopado, o purpurado alertou sobre a escassez de vocações ao sacerdócio que atualmente se apresenta na Espanha: “há muito tempo estamos padecendo uma penúria séria de vocações para o ministério presbiteral. Há vários decênios a abundância era extraordinária, atualmente a escassez é também extraordinária”.

Cardeal Blázquez convida toda comunidade cristã a fomentar as vocações.jpg

“Antes e agora diversos fatores religiosos e sócio-culturais influíram naquela abundância e na presente penúria; esta situação já prolongada nos interroga sobre uma debilidade de fundo”, acrescentou.

Assinalou que o panorama atual “é fonte de inquietudes e de sofrimento para todos nós”, muito apesar que o trabalho pastoral pelas vocações têm sido mais intenso que em outros tempos.

Indicou ainda que se busque uma saída à situação, pois “é necessário que compartilhemos como Conferência Episcopal as inquietudes e temores, as experiências e esperanças sobre esta realidade fundamental para a vida e a missão da Igreja”.

Neste sentido, manifestou que a ‘Ratio fundamentales institutionis sacerdotalis’, da Congregação para o Clero sobre o dom da vocação presbiteral, “nos oferece uma oportunidade (…) de elaborar uma ‘Ratio’ nova para os seminários de nossa Diocese”. Um trabalho que já adianta a Comissão Episcopal de Seminários e Universidades da CEE e se apresentará durante a Assembleia.

O Cardeal Blázquez disse também que “é primordial a oração insistente ao Senhor da messe para que envie trabalhadores ao seu campo, já que nós não temos a capacidade de tocar o coração das pessoas para suscitar o chamado de Deus ao ministério presbiteral”.

Outro aspecto destacado do discurso do Cardeal Blázquez foi o tema das “Conferências Episcopais: presente e futuro”. O purpurado recordou que há dois anos se celebrou o 50º aniversário da constituição da Conferência Episcopal Espanhola, sendo “uma oportunidade para recordar as origens, agradecer os serviços que nos tem prestado e para revisar diante do futuro seu funcionamento”. Razão pela qual foi criada uma comissão de Bispos que informará durante a Assembleia sobre as reflexões que se adiantam sobre o tema.

Durante a 111º Assembleia Plenária do Episcopado Espanhol se apresentarão diferentes informes relacionados com o Apostolado Secular, a implementação da nova Ratio, informação sobre a Constituição Apostólica ‘Veritatis Gaudium’ sobre as Universidades e Faculdades eclesiásticas; e o informe do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (COMECE), entre outros. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas