Gaudium news > Fátima: Peregrinação Internacional Maio-2018 será presidida por Bispo de Hong Kong

Fátima: Peregrinação Internacional Maio-2018 será presidida por Bispo de Hong Kong

Fátima – Portugal (20-04-2018, Gaudium Press) Nos próximos dias 12 e 13 de maio de 2018 acontece a primeira Peregrinação Internacional do Ano Pastoral, que está sendo vivido em Fátima tendo como tema: “Tempo de graça e misericórdia: dar graças pelo dom de Fátima”, quando é sublinhada a consciência do dom recebido, iniciativa gratuita e amorosa de Deus.

20-Fátima- Peregrinação Internacional Maio-2018 será presidida por Bispo de Hong Kong.JPG

Um Ano depois do Centenário

Um ano depois do Centenário das Aparições, cuja celebração teve como apogeu a canonização dos santos Francisco e Jacinta Marto, o Santuário de Fátima informa que se prepara para dar continuidade ao trabalho desenvolvido ao longo de sete anos e que culminou em 2017, com a celebração do Ano Jubilar.

A Peregrinação começa no dia 12 de maio com uma Conferência de Imprensa às 16h00, na Sala de Imprensa do Santuário (Colunata Sul da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima), e contará com as presenças do presidente da Peregrinação, cardeal John Tong, do bispo da diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto e do reitor do Santuário, Pe. Carlos Cabecinhas.

Dentre as celebrações desta peregrinação destaca-se a abertura na Capelinha das Aparições, às 18h30; Rosário às 21h30, seguido da Procissão das Velas e Missa da Vigília, no Recinto. No dia 13, o Rosário será às 9h00, seguido da Missa Internacional no Recinto, às 10h00 e Procissão do Adeus.

Da parte da tarde, no dia 13 de maio, às 16h00, realiza-se o Recital de Ação de Graças pelo Centenário das Aparições com Andrea Bocelli, que será acompanhado pela pianista francesa Elisabeth Sombart e pela violinista ucraniana Anastasyia Petryshak, sob a já habitual direção musical de Carlo Bernini.

Entre o repertório, composto por 11 temas, está o Ave de Fátima, que será interpretado por uma convidada de Andrea Bocelli, Ana Moura, naquele que será um dos momentos mais altos deste recital, especialmente voltado para a interpretação de música sacra.

Atenção para o Oriente

Esta peregrinação de maio será presidida pelo cardeal John Tong, bispo emérito de Hong kong, a convite do bispo de Leiria-Fátima.

Este convite, tal como o que foi feito para outubro de 2018 ao bispo de Hiroshima, D. Alexis Mitsuru Shirahama, destaca a atenção que o Santuário de Fátima tem prestado à Ásia cujo número de peregrinos tem aumentado anualmente, como recordou D. António Marto na alocução aos hoteleiros de Fátima, no âmbito do 40ºEncontro de Hoteleiros promovido anualmente pela instituição.

“Tínhamos de trazer um bispo asiático a Fátima”, porque “a Ásia é o eixo para onde o mundo cristão caminha”, disse naquela ocasião o bispo de Leiria-Fátima sublinhando o carinho e a devoção manifestadas por estes peregrinos.

Cardeal Joseph Zen Ze-kiun

Nascido em 1939, foi ordenado sacerdote em 6 de janeiro de 1966 e recebeu a consagração episcopal em 9 de dezembro de 1996.

Em 2009 substituiu o cardeal Joseph Zen Ze-kiun como novo bispo de Hong Kong .

Foi criado Cardeal no Primeiro Consistório Ordinário Público de 2012, realizado em 18 de fevereiro, recebendo o barrete cardinalício e o título de “Regina Apostolorum”. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas